Se você é como eu, já está empolgado para a Copa do Mundo, que começa daqui a menos de duas semanas. Quem também se anima com a maior competição de futebol do mundo são os publicitários, que se inspiram e enchem este período de filmes criativos e divertidos sobre futebol.
Separamos os 10 melhores, que vão desde um vídeo da Seleção Brasileira com o gurizinho que viralizou na internet dando preleção para o time infantil do Vasco a um comercial do México com Stallone.
1. Seleção Brasileira no embalo da piazada
A Nike juntou jogadores da Seleção atual, craques históricos (como Ronaldo), jovens promessas (como Vinicius Jr. e Lucas Paquetá, do Flamengo), youtubers e gamers (como Wendell Lira, que ganhou o Prêmio Puskas e tornou-se jogador profissional de Fifa) em vários ambientes típicos da boleiragem brasileira, ao som de Larga o Aço, de Leo Justi. Em determinado momento, o comercial faz referência àquele histórico vídeo dos jogadores brasileiros no aeroporto, antes da Copa de 1998. No fim, um jogador do sub-10 do Vasco, que viralizou ao dar uma preleção emocionante antes de uma partida final, repete o discurso para os jogadores brasileiros.
2. Amigos, amigos. Negócios à parte
Messi e Suárez formam uma das duplas de maior sucesso no futebol. Mas os dois sul-americanos se despediram depois do fim da temporada europeia e agora se preparam para virar rivais: na Copa, Uruguai e Argentina sempre entram fortes na competição, e em algum momento os dois atacantes podem se encontrar. É isso que mostra este comercial com ambos.
3. Prazer, Peru
A seleção do Peru fez um comercial para se apresentar aos seus rivais da Copa, já que estão há 36 anos longe da competição. No vídeo, emocionante, relacionam tragédias e passagens do Peru com as dificuldades que aparecerão na Copa.
4. Coração de Leo-ão
Em uma animação bem feita demais, o Gatorade retoma a carreira de Messi e mostra o craque chegando mais forte do que nunca na Copa da Rússia.
5. Senhor Putin
A TyC Sports, canal de TV argentino que faz comerciais épicos desde sempre, usou o preconceito do presidente da Rússia contra homossexuais para brincar com o carinho dos argentinos por seus craques. "Senhor Putin, sei que no seu país não gostam de afeto entre homens. Teremos problemas", diz, enquanto mostra imagens de torcedores se abraçando, se beijando e se amando.
6. Copa no sofá
Um canal de TV da Bolívia – que não vai à Copa – fez comercial zoando os chilenos – que também não se classificaram. Agora, como os bolivianos, os chilenos poderão acompanhar o Mundial do sofá.
7. Ajuda, Stallone!
No México, a Tecate (marca de cerveja) resolveu pedir ajuda para Sylvester Stallone, que, em Rocky 4, venceu o russo Ivan Drago na casa do adversário. Agora, os mexicanos pedem ajuda para o lutador para também vencer no país gelado.
8. Somos Panamá
Neste vídeo, o herói da classificação do Panamá, Román Torres, passeia pelos países que sua seleção vai encontrar na Copa e avisa: agora está na hora de conhecer o Panamá.
9. Esqueça o passado
País que criou o futebol, a Inglaterra nunca conseguiu conquistar tradição no esporte. Tanto que não ganha uma Copa do Mundo há 52 anos (a primeira e única foi em 1966). Por isso que o comercial de um canal inglês se obriga a dizer: esqueça o passado e pense no futuro.
10. Uma sugestão: torça para a Islândia
Uma bebida alcoólica da Islândia, seleção que se tornou a sensação da Europa nos últimos anos, dá uma sugestão para os norte-americanos: sua seleção não vai para a Copa? Torça para a Islândia, ué.