A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
É impossível passar batido por Newton Boa Nova, 69 anos, no ponto em que ele trabalha no shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Na verdade, alguns clientes até preferem esperar pelo bem-humorado taxista, que passa o ano inteiro mudando de cor e de causa: cartazes, vestimentas e muita disposição transformam o veículo de Newton (e ele próprio) em uma forma de chamar atenção para datas importantes, ou apenas celebrar momentos festivos.
Em novembro, mês da conscientização sobre o câncer de próstata, o alaranjado do carro ganha tons de azul, mas o que chama atenção mesmo é a barba de seu Newton, coberta de tinta guache, acompanhada de um figurino irreverente e cheio de tons. E é assim que ele quebra o gelo e consegue conversar com centenas de passageiros que são indagados pelo taxista sobre a periodicidade dos exames preventivos:
— Faço isso durante o outubro rosa também. O passageiro já entra comentando sobre a barba e a roupa, eu vou de mansinho, falo da importância de fazer o exame de toque além do sanguíneo e costuma funcionar — conta Newton.
Já acostumado com o calendário temático, Newton começou a enfeitar o carro há 10 anos. Desde então, já trabalhou de coelhinho da páscoa, Papai Noel, Homem-Aranha, leão (em alusão ao mascote do Instituto do Câncer Infantil) e fez campanha em prol de causas como doação de órgãos e sangue, câncer de mama, próstata, além de prestar homenagens para os profissionais da saúde.
— Eu fico realizado. Eu vou rodando pela cidade e as pessoas veem o meu táxi, ao mesmo tempo que estou sustentando minha família, me sinto útil para a sociedade — conta o motorista.
Aliás
Logo logo o táxi do Seu Newton deve entrar em ritmo de Copa do Mundo. Em 2018 ele ficou conhecido como "taxista do hexa" e desfilou de verde e amarelo pelas ruas de Porto Alegre.