
No mundo dos negócios digitais, produtos do universo agropecuário ganharam espaço em buscas e em vendas na plataforma OLX Brasil. Itens relacionados ao setor e à indústria de modo geral tiveram alta de 45% entre os termos buscados no primeiro trimestre deste ano. Nas vendas, o avanço foi de 43%. Entre os mais procurados, estão trator, retroescavadeira, compressor, mas também novilha e terneiros — que mais aumentou em procura, crescendo 168%.
Flávio Passos, vice-presidente comercial da OLX Brasil, destaca que a digitalização no agro se reflete na compra e venda de itens usados e seminovos:
— Em 2020, a categoria de agronegócio e indústria foi a que mais cresceu, com aumento de 66% em relação a 2019. Com a pandemia, o maior uso das plataformas de compra e venda também contribuiu para essa migração para o e-commerce.
No caso das máquinas e implementos agrícolas, há um outro ingrediente a ser considerado. A demanda está aquecida, mas o fornecimento de componentes ainda sofre o impacto das restrições da pandemia. E limita a capacidade.
O que abre espaço para os usados, observa o engenheiro agrícola Ricardo Lopes de Almeida, supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (Senar-RS). As restrições de circulação, com fechamento de revendas, também motivaram as compras online.
O supervisor dá algumas dicas para a aquisição de usados. Sugere que os produtores verifiquem procedência e histórico da máquina, da revenda e do vendedor, assim como as avaliações de entrega do produto e como costuma ser feita. E ainda:
— Você precisa olhar antes de comprar: verificar o estado do motor, se tem vazamento, o estado dos pneus, que são muito caros em uma máquina agrícola. Tem de fazer avaliação in loco.
Para animais, os cuidados também são válidos. Segundo Almeida, o vendedor costuma especificar procedência, onde está e quais as características.
Os termos mais procurados na categoria agronegócio e indústria na OLX no primeiro trimestre de 2021:
- Trator
- Retroescavadeira
- Bezerros
- Compressor
- Novilha
Ranking de acordo com crescimento em procura na comparação com o mesmo período no ano passado:
- Bezerros (168%)
- Retroescavadeira (97%)
- Trator (31%)
- Compressor (19%)
- Novilha (7%)
*Colaborou Isadora Garcia