A importância de Royce Gracie é pouco notada pelo grande público.
A febre Mundial
O brasileiro transformou o jiu-jitsu em febre Mundial e sustento de milhares de famílias ao redor do Planeta, além de trazer respeito e admiração aos brasileiros nas artes marciais.
A tremenda eficiência
Ao vencer as primeiras edições do UFC, superando oponentes muito maiores, mais fortes e mais pesados, Royce mostrou a real eficiência da arte criada por seu Pai (Hélio Gracie). A modalidade é considerada a melhor e mais eficaz em um combate homem a homem.
Os três títulos
Royce Gracie foi campeão do UFC em três oportunidades. Além disso, Royce é representante do hall da fama do UFC.
Royce nasceu no Rio de Janeiro no dia 12 de dezembro de 1966 e é filho do mestre Hélio Gracie, sobrinho de Carlos Gracie – criadores do jiu-jitsu – e irmão de Royler Gracie, Rickson Gracie e Rorion Gracie (criador do UFC no dia 12 de novembro de 1993).
Regras mais difíceis
Vale lembrar que nas primeiras edições do Ultimate, não existia categoria de peso, nem luvas, nem tempo, além do atleta lutar várias vezes na mesma noite.
Não é nenhum exagero falar que a família Gracie – com a criação do jiu-jitsu brasileiro – fez com que as artes marciais crescerem mais em 20 anos do que nos últimos séculos.
Confira os títulos conquistados pelo membro da família Gracie:
- Campeão do UFC 1 no dia 12 de novembro de 1993 (lutou 3 vezes na mesma noite);
- Campeão do UFC 2, em 11 de março de 1994 (lutou 4 vezes na mesma noite);
- Campeão do UFC 4, em 16 de dezembro de 1994 (lutou 3 vezes na mesma noite, sendo que na final finalizou com um triângulo o lendário Dan Severn, com pouco menos de 16 min de luta).