O dia em que a Seleção Brasileira joga contra o México na Copa do Mundo da Rússia tem previsão de chuva forte no Extremo Sul do do Rio Grande do Sul devido à formação de uma frente fria, que avança pelo Estado ao longo do dia.
Logo nas primeiras horas do dia, municípios da fronteira com o Uruguai, como é o caso de Quaraí, Jaguarão e Aceguá, devem registrar chuva. As instabilidades se espalham pelas demais áreas do Estado até o fim da noite, porém, em forma de pancadas isoladas e com baixos volumes acumulados. Em Porto Alegre, a chuva está prevista para ocorrer no período da tarde e da noite e as temperaturas ficam entre 15ºC e 25ºC.
Em todas as áreas, a tendência é de temperaturas elevadas à tarde, com exceção do Extremo Sul, onde a nebulosidade impede o aquecimento já pela manhã. Além disso, com a aproximação do sistema frontal, os ventos ganham intensidade em grande parte do Estado, com rajadas em torno de 60km/h. As temperaturas devem ficar baixas entre a Fronteira Oeste, a Campanha e a Região Sul. No Norte, o calor deve prevalecer – a máxima prevista no Estado é de 29ºC, em Iraí. A mínima, de 9ºC em Vacaria e São José dos Ausentes, na Serra.
Na terça-feira (3), a frente fria continua avançando pelo Rio Grande do Sul e propicia condições para pancadas de chuva nas faixas Norte e Noroeste. Em Porto Alegre, a chuva deve ocorrer de forma isolada e no início do dia. A temperatura máxima já não fica tão elevada como nos dias anteriores e, como na maior parte do Estado, não deve passar dos 20°C. Nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai deve fazer um pouco mais de frio, e as médias ficam abaixo dos 14°C.
Apesar da frente fria se afastar na quarta-feira (4), novas áreas de instabilidade associadas aos ventos úmidos vindos de Noroeste mantêm a chuva em algumas áreas do Estado. O destaque é o elevado volume de chuva previsto para algumas cidades da Metade Norte. É o caso de Porto Alegre, onde chove a qualquer hora do dia com maior intensidade durante a noite.
Já na Região Sul, o tempo fica firme e a temperatura cai, em comparação ao dia anterior. A manhã da quarta, segundo a Somar Meteorologia, deverá ser a mais gelada da semana no Estado. Não se descarta a possibilidade de geada em pontos isolados da Campanha e entre as serras gaúcha e catarinense.
Tendência
No decorrer dos próximos dias, a chuva ainda ocorre de forma isolada em alguns pontos entre o Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina. O frio que ganha intensidade entre terça e quarta-feira não dura muito. Na quinta-feira (5), as temperaturas voltam a subir gradualmente e já não há mais risco para geada. A tendência é de que até no início da próxima semana o tempo volte a ficar firme.