O Gauchão começa no próximo sábado (27), quando quatro partidas abrem a primeira rodada da competição. Na semana que antecede a abertura do campeonato, GZH preparou matérias apresentando os 12 clubes que participam da disputa e traz curiosidades sobre o Estadual.
Na última temporada, o Grêmio foi campeão depois de bater o Caxias na grande final. Por conta da pandemia de coronavírus, nenhum clube foi rebaixado para a Divisão de Acesso em 2020.
Confira as equipes:
Semifinalista do segundo turno do ano passado, o time do Vale do Sinos quer ter um melhor resultado na competição deste ano. O técnico Márcio Nunes voltou ao Estádio do Vale e com ele os experientes Jacsson (goleiro), Felipe Mattioni (lateral-direito), Bertotto (volante) e William Schuster (meia). De fora, foram anunciadas 14 contratações. Uma delas, a mais badalada, é a de Romarinho, filho de Romário, campeão mundial com a Seleção em 1994. Leia mais.
O time de São Leopoldo, sétimo colocado na classificação geral do Gauchão no ano passado, agora vai em busca de uma vaga na Copa do Brasil de 2022. Para isso, trouxe o experiente Neto Baiano, que já havia passado pelo Rio Grande do Sul em 2004, quando defendeu o Inter. Além de Neto, o técnico Gilson Maciel, o Gilson "Cabeção", ex-centroavante do Grêmio na década de 1990, aposta também em outros jogadores para ter sucesso no Gauchão. Leia mais.
Quarto colocado no ano passado, o time da serra gaúcha quer repetir o bom desempenho nesta temporada, buscando defender o título de campeão do Interior do último ano. Por esse objetivo, a equipe conta com Juninho Tardelli, irmão de Diego Tardelli, ex-jogador do Grêmio. Com 37 anos, o meia vai para seu oitavo Gauchão. Ele é a referência do time treinado por Luiz Carlos Winck, que recebeu 23 reforços, entre eles os zagueiros Jean, Júnior Alves e Léo Dagostini, e os meias Jocinei, ex-Corinthians, e Mateus Norton, ex-Fluminense. Leia mais.
Em seis temporadas, o "Zequinha" ganhou sete títulos regionais, conseguiu o acesso da Série D para a Série C do Brasileirão, "beliscou" uma subida à Série B e chegou a um terceiro lugar no Gauchão, a melhor campanha na história do time. Nesta temporada, busca repetir os seus melhores momentos para alcançar novos objetivos. Para isso, tem no goleiro Fábio, o principal expoente por melhor sorte no Estadual. Leia mais.
Com a base que disputou a Série D do Brasileirão em 2020 mantida, além da comissão técnica, o Pelotas pretende fazer um Gauchão em 2021 completamente diferente do que realizou na temporada passada. O clube firmou uma parceria com o Grêmio e quatro jovens do time sub-20 foram cedidos para adquirirem experiência antes de jogarem no grupo principal da Arena. Leia mais.
O time foi um dos últimos times do Interior a iniciar a preparação para o Gauchão 2021. O elenco se apresentou no dia 8 de fevereiro, pois a maioria dos atletas que permaneceu no clube, precisou de alguns dias de descanso após o término da Série B do Brasileirão, no dia 29 de janeiro. O técnico Cláudio Tencati renovou contrato e segue no comando do grupo que terá menos de 20 dias de pré-temporada e espera um Gauchão melhor do que nas últimas temporadas. Leia mais.
Com apenas duas vitórias em 11 partidas, o São Luiz fez um péssimo Gauchão em 2020. Em 2021, a direção tenta evitar os erros do passado. O técnico Paulo Henrique Marques chegou em meio a Série D, na qual o clube fez bela campanha, eliminado apenas nas oitavas. Sete jogadores foram mantidos e 21 novos contratados. Destaque para o goleiro Luiz Cetim, o zagueiro Rafael Goiano e o meia Pedrinho. Leia mais.
Satisfeita com o trabalho realizado em 2020, quando mais uma vez, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro bateu na trave, a direção do Ypiranga de Erechim renovou os contratos de 17 jogadores que atuaram na última temporada. Além deles, foram feitas 10 contratações como o atacante Dico, que estava no América-RN, o meia Tavison, do Água Santa-SP e o volante Robson, ex-Treze-PB. A maior mudança foi na comissão técnica, com a chegada de Júnior Rocha. Leia mais.
Um dos primeiros clubes a começar a treinar visando o Gauchão 2021, o Caxias iniciou a pré-temporada em 11 de janeiro. O técnico Rafael Lacerda já completou um ano e meio no comando do time e segue com 70% do grupo que foi vice-campeão gaúcho no ano passado. Além dos 20 jogadores que permaneceram., foram apresentados, até agora, oito reforços. Leia mais.
De volta à Série A do Brasileirão em 2021, o Juventude manteve grande parte do time que conquistou o acesso. Mas dois importantes protagonistas da campanha vitoriosa de 2020 foram embora: o técnico Pintado e o meia Renato Cajá transferiram-se para a Ferroviária (SP). A direção do Juventude pretendia renovar com ambos, mas não conseguiu. Para substituir o técnico, foi atrás de um velho conhecido: Marquinhos Santos. Leia mais.