O Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) espera ter até o fim da semana uma data aproximada para a liberação em meia pista da BR-116, em Nova Petrópolis. Técnicos da empresa Geosonda SA trabalham na construção de uma contenção provisória no km 178 para que a ligação entre Caxias e Região das Hortênsias possa ser restabelecida em meia pista.
A rodovia foi bloqueada no dia 17 de outubro devido às fortes chuvas que atingiram a região e formaram uma rachadura na pista. Após avaliação inicial do terreno, a emergencialidade do trecho foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de novembro. Dois dias depois, ocorreu a publicação do contrato com a Geosonda. As obras começaram no dia 7 de novembro com a sondagem do terreno.
De acordo com engenheiro da unidade do DNIT de Vacaria, Daniel Bencke, a meta do órgão é liberar a meia pista até o fim do ano, mas ainda não é possível precisar uma data. Segundo ele, é preciso aguardar uma reunião prevista para amanhã com técnicos da Geosonda para então, dar uma previsão.
De acordo com Daniel Bencke, após a conclusão da contenção provisória começa a construção da cortina atirantada, que soluciona o problema definitivamente. O projeto da cortina está passando por atualização, já que havia previsão de reparos do trecho antes do surgimento das rachaduras. A previsão para a conclusão de todas as obras na rodovia é de seis meses.
Gaúcha
DNIT deve ter previsão de liberação parcial da BR-116 até o fim da semana
Técnicos do órgão e da empresa responsável pela obra devem se reunir nesta quinta-feira (17)
GZH faz parte do The Trust Project