A festa para comemorar o fim do pólo de pedágio de Caxias do Sul teve de ser adiada, mas foi mantida a mobilização da comunidade para reiterar o descontentamento com a cobrança de tarifas para utilizar as rodovias da região. Dezenas de pessoas se reuniram em Linha Julieta, no desvio do pedágio de Farroupilha, para tentar sensibilizar a Justiça a definir o quanto antes o fim dos contratos.
Os motoristas que passavam pelo local a partir do final da tarde desta terça-feira receberam informativos e adesivos apoiando o fim dos pedágios. O ato foi prestigiado por vários prefeitos da região. Entre eles, Claiton Gonçalves, de Farroupilha, e Alceu Barbosa Velho, de Caxias. Alceu reafirmou que os atuais contratos beneficiaram apenas as concessionárias e que é a favor do encerramento imediato da cobrança.
O Polo de Caxias foi criado há quinze anos. Após a saída definitiva das concessionárias, a praça de Farroupilha será extinta, segundo o governo do estado. O Daer ficará responsável pelo trecho entre Nova Milano e Caxias. A EGR vai assumir a ligação de Caxias a Antônio Prado, com tarifa média de R$ 5,00. Hoje, em Flores da Cunha, o pedágio custa R$ 7,00. Já os trechos da BR-116 voltarão a ser responsabilidade do Dnit.
Gaúcha
Mobilização pede fim imediato do Polo de Pedágio de Caxias
Dezenas de pessoas se reuniram no desvio do pedágio de Farroupilha para tentar sensibilizar a Justiça
Matheus Schuch
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project