A relação com o tráfico de drogas é a mais provável motivação para dois assassinatos que ocorreram na noite de domingo (27) em Santa Maria. Por volta das 22h, Jaderson Lima Cristino, de 20 anos, foi morto a tiros no bairro Nova Santa Marta, na região oeste, enquanto Edu do Carmo Lemos, de 29 anos, foi assassinado ao ser baleado no bairro Passo D'Areia, na zona centro-oeste, às 23h45min. Os crimes não têm ligação um com o outro.
A morte de Edu do Carmo Lemos é a mais difícil de elucidar até o momento, já que há poucas informações, conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Brigada Militar foi chamada até o Beco da Babilônia, na Vila Oliveira, onde a vítima já estava morta dentro de casa. Uma mulher de 27 anos que também foi baleada, foi socorrida e levada ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
De acorco com o delegado Zanella, neste caso, o tráfico de drogas é a principal linha de investigação. Ainda não se sabe se os executores invadiram a casa para cometer o crime ou fizeram os disparos por de trás de uma janela ou porta da casa.
O outro assassinato teve como vítima Jaderson Lima Cristino, de 20 anos. Ele e a companheira, de 17 anos, que também foi baleada, mas passa bem, estavam em casa quando um amigo da vítima chegou para negociar um celular. O aparelho seria pago em dinheiro e em pedras de crack.
Na sequência, um homem usando máscara chegou ao local e baleou Cristino. O amigo que estava no local para vender o celular também disparou contra a vítima e a namorada dele. Depois, ambos os criminosos fugiram. A adolescente foi atingida apenas de raspão no peito.
Conforme o delegado Gabriel Zanella, a motivação para o crime está sendo apurada. Embora haja essa relação com o comércio de drogas, devido ao pagamento do celular em pedras de crack, outra motivação não é descartada.