Um homem foi preso em flagrante por estelionato em uma ação da Polícia Civil de Canela. A prisão aconteceu em uma propriedade do interior do município enquanto ele negociava a compra de um quadriciclo, avaliado em R$ 25 mil. A investigação apontou que ele integrava um grupo de estelionatários de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (26). Investigações apontaram que a entrega seria feita naquele local e horário.
De acordo com o delegado de Canela, Vladimir Medeiros, esse grupo era investigado na cidade desde maio do ano passado. Segundo a Polícia, o golpe consiste em procurar pessoas que estão vendendo veículos pela internet. Se fazendo passar por compradores, os estelionatários negociam os veículos, mas não realizam o pagamento. Eles forjam comprovantes de pagamento, depositando cheques sem fundos ou até com depósitos de envelopes vazios. Há casos em que comprovantes de depósitos pela internet são falsificados. As transações financeiras costumam ser feitas fora do horário bancário, justamente quando as vítimas não conseguem verificar os valores.
— Em princípio, esse grupo (de estelionatários) não é muito homogêneo, mas estão todos ligados — explica o delegado.
Esse caso da negociação do quadriciclo foi o quarto registrado desde maio do ano passado em Canela. Mesmo que a Polícia acredite que o homem preso nesta sexta tenha ligação com o grupo, não há comprovação de que ele participou de outros golpes aplicados em Canela. O nome do preso não foi divulgado, mas a Polícia confirma que ele é morador de Caxias do Sul.
Para evitar cair nesses golpes, o delegado orienta que a entrega dos veículos deve ser sempre feita em um local de grande circulação de pessoas. Além disso, o documento de transferência só deve ser feito quando a pessoa tiver certeza de que o dinheiro da compra foi depositado.