Michelle Lavinsky (*) e Themis Reverbel da Silveira (**)
Quais os motivos para respirarmos mal pelo nariz?
As principais causas são as alergias, rinites, rinossinusites, adenoide, desvios de septo, aumento dos cornetos, pólipos nasais, mal formações e tumores que bloqueiam o nariz internamente. Também há problemas na forma do nariz que colaboram para a obstrução nasal, como ponta nasal caída, desvios do dorso nasal e colapsos da válvula nasal, região em importante para a passagem de ar pelo nariz.
Qual é o impacto da obstrução nasal na vida das pessoas?
É muito grande. Em crianças, a respiração pela boca pode alterar a posição dos dentes e também o formato e o crescimento do rosto. Há queixas de boca e garganta ressecadas, pigarro, pior desempenho em atividades físicas. Além disso, pode haver roncos e piora na qualidade do sono, sonolência no outro dia, com consequente queda no rendimento e cansaço diurno. Roncos e apneia do sono estão associados problemas cardíacos e doença gordurosa do fígado.
Como posso investigar a obstrução nasal?
Inicia-se pela avaliação com o médico otorrinolaringologista para identificar a causa da obstrução nasal. Podem ser necessários exames complementares como endoscopia nasal, tomografia computadorizada e/ou polissonografia para entender as causas da obstrução nasal e o seu impacto na qualidade do sono.
Gotas para desentupir o nariz ajudam ou atrapalham?
Atrapalham. Quando usadas frequentemente, as famosas gotinhas de vasoconstritor podem causar um efeito prejudicial para o nariz e para o organismo, com efeitos no coração. Provoca um dano na mucosa nasal que aumenta a obstrução progressivamente, provocando o uso cada vez maior. Portanto, deve-se evitar o uso frequente de gotas descongestionantes nasais.
Todo ronco é devido a problemas nasais?
Não. Também podem haver outros obstáculos à passagem de ar, como problemas na garganta, língua e sobrepeso, que devem ser avaliados.
Quais os caminhos para melhorar a respiração pelo nariz?
Há opções com medicação e outras com cirurgia, dependendo da causa da obstrução nasal. As cirurgias nasais geralmente têm recuperação rápida, permitindo a volta as atividades normais em poucos dias. A avaliação médica é fundamental para a decisão do melhor tratamento com medicação, cirurgia ou uma combinação das duas opções.
Quais são as cirurgias?
Podem ser indicadas técnicas que corrigem o desvio de septo nasal e/ou reduzem os cornetos nasais, estruturas normais do nariz que podem estar aumentadas. O objetivo é facilitar a entrada de ar pelo nariz ajudando na respiração durante o dia e a noite. Há ainda opções como a rinosseptoplastia, que combinam mudanças internas e externas do nariz visando a correção de obstruções, colapsos e ajustes na forma do nariz estéticos e/ou funcionais ao mesmo tempo.
(*) Otorrinolaringologista, professora adjunta do Departamento de Oftalmo e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFRGS e membro da Diretoria de Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face
(**) Gastroenterologista e membro titular da Academia Brasileira de Pediatria e da Academia Sul-Riograndense de Medicina
Parceria com a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina
Este artigo faz parte da parceria firmada entre ZH e a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM). A estreia foi em março, com a reportagem “Câncer: do diagnóstico ao tratamento”. Em abril, publicamos artigo sobre depressão e bipolaridade. Uma vez por mês, até dezembro, o caderno vai publicar conteúdos produzidos (ou feitos em colaboração) por médicos integrantes da entidade, que completou 30 anos em 2020 e atualmente conta com cerca de 90 membros e é presidida pelo otorrinolaringologista Luiz Lavinsky. De diversas especialidades (oncologia, psiquiatria, oftalmologia, endocrinologia etc), esses profissionais fazem parte do Programa Novos Talentos da ASRM, que tem coordenação de Rogério Sarmento Leite e no qual são acompanhados por um tutor com larga experiência na área.