Mulheres costumam ganhar alguns quilos a mais depois da maternidade e, conforme novas pesquisas, os homens também.
Uma equipe da Universidade de Northwestern, dos Estados Unidos, acompanhou o peso de mais de 10 mil homens desde a adolescência até a fase adulta. Segundo os resultados, publicados no American Journal of Men's Health, um homem com cerca de 1,80m de altura ganha, em média, quase 2 quilos ao ter o primeiro filho. Se a criança não mora com ele, o aumento é de mais ou menos 1,5 quilo. Isso representa um aumento de 2,6% no índice de massa corporal (IMC) no primeiro caso e 2% para o segundo. No mesmo período de tempo do levantamento, aqueles que não eram pais perderam quase um quilo.
Exercício não é a chave para combater a obesidade, dizem especialistas
Apenas uma minoria dos obesos consegue voltar ao peso normal, aponta estudo
Craig Garfield, professor na universidade americana, comenta que além do efeito do casamento engordar - o que já foi comprovado por estudos anteriores -, o efeito da paternidade também pode ser um coadjuvante para o excesso de peso dos papais. Além disso, o especialista ressalta que quanto mais massa corporal os pais ganham, maior o risco que eles têm de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e câncer.
O novo estilo de vida de quem se torna pai, atrelado à mudanças na alimentação (mais biscoitos, sorvetes e salgadinhos), é uma hipótese levantada pelos especialistas para explicar o que causa essa mudança na balança.
Leia mais notícias de saúde e bem-estar
- Você passa a ter novas responsabilidades quando se torna pai e pode não ter tempo para cuidar da saúde em termos de exercícios físicos. A família é sempre prioridade - explica Garfield.
Além disso, os pesquisadores descobriram que os pais podem ter mais sintomas de depressão nos dois primeiros anos após o nascimento do filho.
- A transição para a paternidade é uma fase importante também para a saúde do homem, e não apenas para a da mulher - acrescenta o autor.