Pelo segundo mês consecutivo, a prefeitura de Porto Alegre deverá pagar em dia o salário dos servidores municipais. A folha de janeiro, que engloba as 34 mil matrículas ligadas ao poder Executivo, fechou em R$ 236,3 milhões e será quitada nesta quinta-feira (31), último dia útil do mês.
O pagamento integral do funcionalismo foi retomado em dezembro de 2018, após cinco meses consecutivos de parcelamento. Antes disso, houve parcelamento em seis meses de 2017, entre junho e novembro daquele ano. O pagamento do 13º salário de 2018, no entanto, está sendo parcelado em dez vezes durante 2019.
O secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, atribui o pagamento em dia aos "esforços da gestão em reduzir despesas e aumentar receitas" e ao ingresso de receitas próprias, em especial a antecipação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
– Os valores que ingressam nos cofres municipais estão sendo utilizados prioritariamente no pagamento da folha dos servidores e dos fornecedores da prefeitura, garantindo o atendimento em áreas fundamentais para a população – diz Busatto.
Conforme o secretário, o ano de 2019 ainda será de dificuldades e é preciso "avançar nas reformas" para chegar em 2020 com as contas equilibradas.
Nos 25 meses do governo de Nelson Marchezan Júnior, o salário do funcionários púbicos ligados ao Executivo foram pagos em dia em 14 oportunidades. Nas outras 11 vezes, os vencimentos foram pagos de forma parcelada, assim como o 13º salário de 2017 e de 2018.