Equipes da Vigilância em Saúde fazem a aplicação de inseticida em trechos de ruas do bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (4). A ação ocorre depois que o segundo caso de dengue importado foi confirmado em 2018 na Capital.
A confirmação foi feita na última segunda-feira. A doença provavelmente foi contraída em Goiás, e a pessoa esteve na Capital na última semana. Os dois casos registrados de dengue em Porto Alegre neste ano são importados.
Uma das coordenadoras da ação de aplicação de inseticida, a médica veterinária Rosa Maria Carvalho, chefe da equipe de vigilância de roedores e vetores, explica que a pessoa que contraiu a doença esteve em Porto Alegre em um período conhecido como viremia. É quando há a presença do vírus no sangue – se a pessoa for picada por um mosquito Aedes aegypti, há risco de o mosquito infectar outra pessoa. O objetivo da aplicação do inseticida é matar mosquitos que possam estar infectados.
— O período de viremia começa um dia antes do aparecimento dos sintomas, que geralmente iniciam com febre, e segue por seis dias. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir a doença em um período de até 30 dias, que é o tempo de vida dele. Se fosse em outra época do ano, talvez esta preocupação fosse menor, mas, como este abril tem sido muito quente, ainda há alta infestação e alerta maior para casos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela — explica.
O inseticida está sendo aplicado em um raio de 150 metros da casa onde a pessoa que contraiu a doença esteve para bloquear a possível transmissão da dengue. Além dos dois casos confirmados, Porto Alegre tem outros dois casos de dengue em investigação, e outros 85 já foram descartados. Se os casos em investigação forem confirmados, a Vigilância em Saúde também deve fazer aplicação de inseticida nas regiões.
Trechos que recebem pulverização com deltametrina
Trecho da rua Wilson Santa Ana Vieira, entre a rua Procópio Ferreira e a rua Vicente Celestino
Trecho da rua Vicente Celestino entre avenida Maurício Seligman e rua Moroti Baldvin
Michel
Trav. Nilva Garrido entre a rua Vicente Celestino e rua Amália Aveiro
Rua Ovídio de Moraes Leal entre a rua Vicente Celestino e rua Amália Aveiro
Trecho da rua Amália Aveiro entre avenida Maurício Seligman e trav. Nilva Garrido
Lado Oeste da rua Edmundo Artur Lamb
Lado Oeste da rua Moroti Baldvin Michel, próximo à esquina com rua Vicente Celestino