Um acervo de quase 3 mil peças ligadas à lida campeira se espalha pelo lote 216 do Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Ali, moedores de carne e furadeiras manuais com mais de sete décadas misturam-se a dezenas de cuias, lampiões e outros objetos colecionados pelo patrão do piquete Maragatos da Zona Sul, o porteiro aposentado Oberon Dalbar Silva dos Santos, 62 anos. Entre as relíquias, porém, há uma considerada a paixão de Oberon: um soque de madeira para moer erva-mate, com mais de 120 anos de existência.
Confira outras notícias sobre o Acampamento Farroupilha
É com esta peça, doada pela família Casagrande, de Fontoura Xavier, a 196km de Porto Alegre, que durante o Acampamento Farroupilha o falante patrão faz demonstrações de moagem de erva-mate à moda antiga. Serão cinco oficinas, a primeira hoje, a partir das 11h, no próprio piquete. E, antes que questionem sobre o funcionamento da mesma, Oberon sai dizendo que ela é ligada com energia elétrica, diferente do início, quando só se mexia movida à água, feito um moinho.
- O visitante poderá conhecer o equipamento, ver a máquina funcionando e tomar um mate preparado na hora. A erva é de Fontoura Xavier, e não tem conservante - garante, orgulhoso, Oberon.
Acampamento Farroupilha
Patrão de piquete coleciona peças ligadas à lida campeira
Entre as relíquias, há um moedor de erva-mate com mais de um século de história
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: