Após impasse burocrático, a primeira viagem comercial do catamarã da Zona Sul foi realizada no início da tarde desta quarta-feira. Além da travessia Porto Alegre-Guaíba, a embarcação também fará a linha hidroviária urbana, com viagens entre o Cais Mauá e o píer do Cristal (Barra Shopping).
A linha do catamarã de Porto Alegre (Cais Mauá-Barra Shopping) terá tarifa de R$ 5. Na intermunicipal (Guaíba-Cais Mauá ou Barra Shopping), o valor segue R$ 7,35. A integração entre as linhas acontece em razão de convênio entre Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Metroplan e Agergs.
Conheça o catamarã
Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
A proposta encontrada para liberação da travessia foi a apresentação de um contrato emergencial de funcionamento por um ano até que uma nova licitação seja realizada. Em novembro, a Marinha autorizou o uso da hidrovia, e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) chegou a garantir a primeira viagem para 12 de dezembro. Porém, a Agergs adiou o início já que na licitação da hidrovia, vencida pela empresa Catsul, só foi previsto o transporte intermunicipal Guaíba-Porto Alegre.
* Zero Hora
Travessia pelo Guaíba
Catamarã da Zona Sul faz primeira viagem comercial nesta quarta
Além da travessia Porto Alegre-Guaíba, a embarcação também fará a linha hidroviária urbana, com viagens entre o Cais Mauá e o píer do Cristal