Um kit de equipamentos de ginástica rítmica e artística importadas da Alemanha ao custo de R$ 7,3 milhões e inaugurados nesta terça-feira faz do ginásio do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Capital, um dos mais bem aparelhados do país. Em novembro do ano passado, a pista de atletismo recebeu mais de R$ 1 milhão para ganhar padrão internacional.
No entanto, junto com o upgrade vieram regras e restrições que dividiram opiniões. Entre elas, a necessidade de um cadastro por parte dos usuários, restrição de horários de uso e proibição a professores particulares e personal trainers para uso em aulas.
Ventilada na época do anúncio das polêmicas mudanças, a limitação do uso da pista a corridas não é realidade. Os adeptos das caminhadas estão liberados para utilizar os 400 metros de piso sintético, garante a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), responsável pela estrutura no bairro Menino Deus.
- Tivemos apenas que limitar os horários, para evitar o desgaste da pista e também para proporcionar espaço a treinamentos de escolinhas, associações, policiais, entre outras - explica o coordenador do Cete, Júlio César Gonçalves, o Tovi.
Com isso, os usuários podem usar a pista sintética somente das 7h às 10h, das 12h às 14h e das 17h às 22h nos dias úteis. Nos finais de semana, ela está aberta somente nos sábados à tarde - principal mudança negativa, do ponto de vista do administrador de empresas e frequentador assíduo do Cete, Luis Portela, 45 anos.
- Os finais de semana são os dias que tenho certeza de tempo livre para minhas corridas e é quando está fechado. Gosto daqui pela qualidade da pista, mas sábado e domingo tenho que recorrer a parques e ruas para me exercitar, o que desgasta bem mais o corpo - reclama Portela, que mora na Cidade Baixa, mas se desloca três vezes ao Cete.
Está prevista a reforma dos 530 metros ao redor da pista, que foi cercada, para uso exclusivo para caminhadas e em tempo integral. Um projeto prevê a reforma do piso (que por enquanto é de paralelepípedos, tem buracos e diversas barreiras, como cestos de lixo e postes) para material sintético sustentável, feito com sobras de borracha, mas que ainda aguarda a aprovação e não tem previsão de ser concluído.
Leia todas as notícias sobre Porto Alegre
Quanto ao cadastro dos usuários, embora considerado obrigatório pela Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), que administra o local, ele nem sempre é cumprido. O bancário André Oliveira, 45 anos, frequenta o espaço de duas a três vezes por semana, mas conta que nunca lhe foi exigido nada.
- Eu trago a minha filha para a aula de ginástica e venho correr desde o começo do ano, mas nem sei sobre esse cadastro - admite.
Segundo a assessoria da Fundergs, há professores e funcionários que orientam a inscrição dos usuários na entrada da pista, mas que essa cobrança não é "ostensiva". No entanto, com a previsão de instalação de uma catraca eletrônica na entrada do Cete em 2015, o cadastro deve ser necessário.
A fundação salienta que os dados exigidos são basicamente de identificação, sem necessidade de documentos, para controle e até para o caso de algum incidente em que se deva chamar algum familiar, e totalmente gratuito.
Outra mudança em vigor que ainda é questionada se trata da proibição a professores particulares e personal trainers para uso em aulas. Segundo a Fugergs, a justificativa é que o espaço público não pode ser usado para ganhos privados. Portanto, quatro professores de Educação Física se revezam diariamente para ajudar aqueles que buscam orientação para a prática de exercício de forma gratuita a beira da pista.
Para o presidente da Associação dos Grupos de Corrida do Rio Grande do Sul (AGCRS), Davi Grass, o argumento "não é claro", já que os professores particulares não ganham especificamente para as aulas no Cete, mas que os exercícios no local apenas fazem parte de um treinamento.
- Estamos buscando um diálogo para, no mínimo, fazer com que os profissionais tenham um cadastro e possam trabalhar nesse que é um espaço público - conclui Grass.
Novos equipamentos de ginástica são importados da Alemanha
CETE
Localização: Rua Gonçalves Dias, 628 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre/
Mais informações: 51-3233.6644
Estrutura Existente:
-1 Pista de Atletismo Oficial
-1 Ginásio Poliesportivo
-1 Ginásio de Ginástica
-1 Ginásio de Lutas
-2 Quadras de Futebol/Vôlei de Areia/Beach Tênis