Grupos de jovens do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT) e simpatizantes fizeram uma mobilização na noite desta segunda-feira em frente a Câmara de Vereadores de Taquara, no Vale do Paranhana. Eles protestaram contra a moção assinada pelo Legislativo no dia 1º de abril em apoio ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano.
Na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, os manifestantes prometem realizar um novo protesto.
O movimento foi organizado por meio das redes sociais pela estudante Lisiane Campana. Ela afirma que a moção não foi colocada em pauta durante a sessão de ontem.
- Nós queremos derrubar essa moção e ficaremos esperando. Não vamos desistir. É uma oportunidade para que os vereadores repensem nos votos - ressaltou.
O vereador Valdecir Vargas de Almeida (PDT) propôs uma moção na qual usou passagens bíblicas, declarando-se contra a união de homossexuais em seu pronunciamento. A proposta teve sete votos favoráveis e cinco contra.
- Como evangelico, sou defensor da familia. Movi essa mocao em permanência do deputado Feliciano na comissão, pois apoio as ideias dele. Sou contra a legalização da união de pessoas do mesmo sexo, mas diferente do que dizem, não sou contra os homossexuais. Casamento gay é coisa do diabo - disse.
Almeida afirma que o presidente da Câmara, Nelson José Martins, proibiu a manifestação dos vereadores durante o protesto. Segundo o vereador, o regimento da casa nao permite qualquer tipo de movimento dentro do local.
- Nos próximos dias vou mandar uma nota de repudio a proposta da OAB sobre diversidade sexual. Eu acho um absurdo a ideia de que as crianças se acostumem em chamar "papai" e "papai" e "mamãe" e "mamãe" - declarou Valdecir Almeida.
O advogado Ricardo Mesquita Sordi, membro da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), representou a comunidade no Legislativo. Ele contou que, como comissão, repudia-se qualquer declaração homofóbica e racista. A ideia da ordem é instalar uma filiar da comissão em Taquara.
- Nos sentimos na obrigação de dar apoio a sociedade taquarense. A casa do povo cometeu um ato absurdo, desrepeitando seus administrados. Iremos tomar atitudes cabíveis aos fatos - alegou.
Votos favoráveis:
Lauri Fillmann (PDT)
Régis Souza (PMDB)
Moises Rangel Rangel (PSC)
Luiz Balbino Carlos Balbino (PTB)
Eduardo Carlos Kohlrausch (PTB)
Adalberto Soares (PP)
Telmo Vieira (PTB)
Votos contrários à proposta:
Sandra Schaeffer (PSDB)
Adalberto Dos Santos Lemos (PDT)
Roberto Beto Timóteo (PP)
Guido Mario Prass Filho (PP)
Sirlei Silveira (PTB)
Manifestação no Vale do Paranhana
Protesto pede fim à moção de apoio da Câmara de Taquara ao deputado Marco Feliciano
Em texto, o vereador Valdecir Vargas de Almeida (PDT) usou passagens bíblicas, declarando-se contra a união de homossexuais
GZH faz parte do The Trust Project