Alunos de 21 escolas de Caxias do Sul tiveram uma experiência imersiva em como ser um vereador por um dia na Casa Legislativa na tarde desta segunda-feira (11/11). Além de todo o ritual de uma sessão ordinária, os estudantes também tiveram a oportunidade de sugerir propostas para várias áreas. A iniciativa é da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo (EL) e da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer.
No total, os estudantes protocolaram 21 projetos, sendo 11 requerimentos, 8 projetos de lei, uma indicação e um decreto legislativo. Para a produção das propostas, os participantes realizaram duas oficinas organizadas pela EL — uma delas foi acompanhar um dia de um vereador, denominado "Vereador Sombra" — e a outra era uma oficina de texto legislativo. Todas as propostas discutidas e votadas nesta segunda pelos "vereadores por um dia" poderão ser "adotadas" pela atual legislatura ou pela próxima.
Para o diretor da EL, vereador Lucas Caregnato (PT), a ideia da atividade, é trazer os jovens para a Casa Legislativa e fortalecer a democracia.
— Neste ano, sendo ano eleitoral e renovação da Câmara, é importante a gurizada que está na educação básica ter essa formação cidadã no momento em que a gente teve um número tão grande de nulos, brancos e abstenções. (Importante) Que os estudantes conheçam a Câmara, percebam a importância que ela tem, percebendo o poder do voto, para que eles escolham bem, para que eles possam estar aqui no futuro. Acho que é um momento importante de fortalecimento da democracia — destacou.
Já para o presidente da comissão de Educação, vereador Adriano Bressan (PP), a ação ajuda a ensinar aos jovens a função de um parlamentar.
— Este ano, a gente colocou junto essa proposta do "Vereador Sombra", com o objetivo de eles ficaram um dia conosco para entender o que o vereador pode propor, o que pode fazer, o quanto o vereador atende a comunidade. Porque lá de fora eles acham que o vereador participa das sessões terça, quarta e quinta e talvez não tenham esse conhecimento de que a gente realmente atende a comunidade — comentou Bressan.
O que foi destaque na sessão
Os requerimentos que mais geraram discussões entre os vereadores foram os da saúde, como solicitações de mais UBSs e mais médicos para atender as demandas nos bairros Reolon, Cidade Nova, Mariani e Desvio Rizzo. Outras propostas que também movimentaram o plenário foram das ações antirracistas nas escolas, coleta de resíduos nos bairros e educação ambiental.
Outro destaque ficou para o projeto do estudante surdo Breno Raul Pigatto, da Escola Municipal Helen Keller, que protocolou o pedido de Título de Cidadão Emérito ao ex-vereador e professor de Libras, Tibiriçá Vianna Maineri, por "relevantes serviços prestados à comunidade caxiense".
Para a diretora da Escola Municipal Padre João Schiavo, em Fazenda Souza, Ivete de Fátima Gasparin Magnaguagno, a experiência de participar do projeto é uma forma de fortalecer a cidadania.
— Eu acredito que é bem importante, porque é a construção da cidadania e é um trabalho sobre a importância da democracia. Eles se sentem participantes e, para o futuro, isso é muito relevante — salientou a diretora.
Como foi a imersão pelos olhos da presidente
A presidente da Mesa Diretora, Paola Perin da Silva, 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Erny de Zorzi, comentou que sempre se interessou por política, então, quando surgiu a oportunidade de participar do "Vereador por Um dia", não deixou passar em branco.
— Eu já era interessada por política. Acho que a gente tem que entender. Vejo as pessoas falando: "Ah, não importa porque eu não voto", mas eu acho importante a gente ter noção, porque esse é o país que a gente vive, é a cidade que a gente vive, então a gente tem que saber o que está acontecendo, porque isso afeta todos nós. Então decidi participar aqui por uma experiência mesmo, para entender como era — contou Paola.
Sobre ser a presidente da Mesa Diretora, a estudante relatou que gostou muito da experiência, principalmente ao ver seus colegas apresentando os projetos.
— Foi bem interessante, eu acho que o pessoal trouxe muitos projetos legais. Eu já tinha um roteiro, então eu dei uma lida por cima do que cada um ia falar, mas ver eles apresentando foi muito legal. Eu não tinha noção de como era o processo em si, a gente até assistiu a uma sessão, mas não teve tantos projetos, então foi uma experiência bem interessante — disse a jovem.
MESA DIRETORA – VEREADOR POR UM DIA 2024
Presidente: Paola Perin da Silva (14 anos, estudante do 9º ano da EMEF Erny de Zorzi)
1ª Vice-presidente: Manuela Lopes Molin (15 anos, estudante do 9º ano da EMEF Padre João Schiavo)
2ª Vice-presidente: Luisa Mincato Fontes (14 anos, estudante da Escola Jesus Bom Pastor)
1ª Secretária: Melina Ribeiro Casiraghi (13 anos, do 8º ano da EMEF Abramo Pezzi)
2º Secretário: Leonardo Marchioro Gobetti (15 anos, estudante do 9º ano da EMEF Américo Ribeiro Mendes)
ESCOLAS COM ESTUDANTES INSCRITOS NO PROGRAMA VEREADOR POR UM DIA 2024:
- Caminho Rede de Ensino: estudante Julia Vanin
- Colégio La Salle Carmo: estudante Arthur Argenta
- Colégio São Carlos: estudante Ester Fernandes Rohr Cavalcanti
- Colégio São José: estudante Sofia Zucco Rizzon
- EMEF Helen Keller: estudante Breno Raul Pigatto
- EMEF Abramo Pezzi: estudante Melina Ribeiro Casiraghi
- EMEF Américo Ribeiro Mendes: estudante Leonardo Marchioro Gobetti
- EMEF Bento Gonçalves da Silva: estudante Julia Prusch Vendramin
- EMEF Carlin Fabris: estudante Erique Volpato Paim
- EMEF Cidade Nova: estudante Gustavo Brito Borges
- EMEF Engº Dario Granja Sant'Anna: estudante João Pedro Bertin de Souza
- EMEF Érico Veríssimo: estudante Vitória Santos da Silva
- EMEF Erny de Zorzi: estudante Paola Perin da Silva
- EMEF Giuseppe Garibaldi: estudante Helena dos Santos Soares
- EMEF Governador Leonel Brizola: estudante Mithiele de Moraes Catarino
- EMEF Luiz Antunes: estudante Gabriel Pozzer dos Santos
- EMEF Machado de Assis: estudante Chrys Donalvan Ferreira da Rocha -
- EMEF Padre João Schiavo: estudante Manuela Lopes Molin
- EMEF Professora Leonor Rosa: estudante Francini Carini Becker -
- Escola Jesus Bom Pastor (Pastorinhas): estudante Luisa Mincato Fontes
- Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Victorio Webber: estudante Wolkens Fervil