Três locomotivas e um vagão que seguiam de Canoas para Passo Fundo descarrilaram por volta das 5h desta segunda-feira (21) na altura do Km 50 da Ferrovia do Trigo, em Guaporé. De acordo com a companhia ferroviária Rumo Logística, não houve feridos no acidente. Entretanto, a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) esteve no local e detectou um vazamento.
Segundo a Fepam, um vagão estaria vazando gasolina, que acabou indo para um córrego. A equipe ainda informou que a Rumo teria contratado uma empresa para realizar o trabalho de contenção. As locomotivas estariam transportando 60 mil litros de combustível em cada um dos 45 vagões.
A Fepam ainda informa que foi estabelecido um plano de trabalho noturno, quando a empresa continuará com processo de sucção do combustível vazado. Além disso, será feita a raspagem da terra contaminada. O órgão ainda assegura que o Rio dos Sinos está seguro e que as sanções administrativas serão realizadas após o término dos trabalhos.
Equipes da concessionária trabalham para liberação da via férrea e no monitoramento ambiental do local. Em nota divulgada nesta manhã, a Rumo Logística diz que irá investigar as causas do acidente. A empresa ainda diz que "após o acidente, foram implantadas cinco barreiras de contenção para evitar a contaminação do córrego que fica próximo ao local". Ainda conforme a nota, "toda a extensão do córrego está sendo monitorada e as ações ambientais são acompanhadas pelos órgãos responsáveis". Ainda não havia previsão de liberação da ferrovia.