A comemoração da Semana Municipal do Meio Ambiente em Flores da Cunha tem um atrativo diferente: a carreta "Conhecendo a Amazônia". O veículo equipado com bancos e uma bancada expositora com os animais taxidermizados (empalhados) está na área central da cidade durante este final de semana. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e segue com atividades até a quarta-feira (15).
Essa é a segunda vez que uma das carretas de Educação Ambiental itinerante desenvolvida pela professora e bióloga curitibana Cristina Portela está na cidade. Há três anos o veículo com a exposição "Vida Marinha" ficou aberto a visitação no Centro. Dessa vez, a carreta com a temática "Conhecendo a Amazônia" visitou as escolas municipais e algumas da rede estadual e, neste final de semana, está aberta à visitação na Praça da Bandeira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Mesmo com o frio intenso, que chegou a -2°C na manhã deste sábado na cidade, a população esteve na praça para conhecer a exposição. A estimativa é que mil visitantes confiram a fauna do bioma Amazônia nos dois dias de exposição na área central. Já nas escolas, cerca de 3 mil estudantes devem participar da ação.
— Nesse ano pós-pandemia trocamos o tema e escolhemos a temática sobre o bioma da Amazônia, então veio outra carreta. E, dessa vez, a exposição itinerante foi até as escolas para que todos os alunos pudessem aprender mais um pouco. As crianças estão adorando e é um momento de aprender a cuidar do meio ambiente, e trabalhamos de fato uma semana toda com a carreta que é essencial para o aprendizado deles — afirma a Secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella.
A finalidade é ensinar e sensibilizar a população, promovendo o contato com um numeroso acervo de espécies empalhadas, exibido dentro da carreta que viaja pelo país. Quem assiste a exposição recebe informações sobre os comportamentos que levam ao risco de extinção desses animais. Com uma proposta pedagógica, a apresentação tem linguagem e conteúdo elaborado de acordo com a faixa etária do público para atrair o interesse e chamar a atenção dos visitantes.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio, Silvana Leandra Deon Rigo, conta que na última semana, a carreta ficou o dia todo no colégio, e encantou os estudantes:
— Foi fantástica a reação dos alunos, porque além de conhecer outros biomas e regiões do país, aprendem muito. O palestrante, o biólogo, foi sensacional durante a visita dos alunos. Tem biomas que só tem na Amazônia, e eles ficaram encantados. A quantidade de espécies de animais e vegetais também chamou muita a atenção dos alunos. Teve uma explicação sobre os animais e a floresta. E a Floresta Amazônica controla o clima do mundo todo. Para eles foram muitas descobertas.
Ela ressalta ainda que a iniciativa é essencial para que todos tenham acesso a conhecimento:
— É um ganho para a comunidade escolar, e para a população, que pode entrar na carreta e conhecer. Para os alunos em fase de aprendizagem e ligados na tecnologia, eles podem ver e depois buscar mais conhecimentos sobre todas as regiões. Receberam informações também sobre os cuidados que temos que ter com o meio ambiente, para evitar o desmatamento que afeta a nossa vida, a extinção e explicações do porque os animais e as plantas estão no nosso planeta.
A programação conta ainda com lives e visitas à exposição "Conhecendo a Amazônia"’. O tema escolhido pelo Projeto de Educação Ambiental para a Semana do Meio Ambiente é "Conhecer, Ensinar e Proteger".