
A abertura de novos leitos de UTI na Serra nesta quinta-feira (26) não foi suficiente para tirar a região da condição de alto risco em relação à ocupação de vagas. A Serra está com a taxa em 80,8%, o que significa 231 pacientes internados. Os dados são apurados e divulgados pelo governo do Estado.
Na quinta-feira, Caxias do Sul e Canela abriram um total de 12 novos leitos. Oito ficam no Hospital Geral, no município mais populoso da Serra, e quatro na cidade da Região das Hortênsias, que antes da pandemia sequer tinha leitos, mas nos últimos meses colocou os primeiros cinco em funcionamento e, agora, expande o número para garantir o atendimento regional.
A Serra tem 286 leitos, entre redes privada e pública. Os hospitais particulares têm hoje uma ocupação de 88%, o que os coloca em um patamar superior ao SUS, onde 75% estão sendo usados.
Dos pacientes internados, a maioria tem covid-19 confirmada ou suspeita da doença. São 96 com diagnóstico e 24 que aguardam resultados de exames. Outros 11 pacientes estão internados por outros motivos.