
O sábado (17) é o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e, por isso, todos os postos de saúde de Caxias do Sul vão estar abertos das 8h às 17h para a imunização. A ação, que começou no último dia 5, tem a meta de atingir 95% das crianças com até cinco anos. Em Caxias, isso significa pouco mais de 22 mil doses a serem aplicadas até 30 de outubro.
O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses aos dois, quatro e seis meses, e dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Mônica Renosto, explica que, mesmo aquelas com o esquema completo, recebem uma dose no período da campanha. Essa vacina protege contra a paralisia infantil, que não tem casos no Brasil desde 1989. No entanto, o vírus ainda circula no Afeganistão e no Paquistão. Há um esforço internacional para erradicar a doença altamente contagiosa a nível mundial.
Ao longo do mês, ocorre no Brasil ainda campanha de multivacinação, com atualização das doses atrasadas para crianças e adolescentes de até 14 anos. Essa imunização também estará disponível no sábado em Caxias. Conforme a diretora da Vigilância Epidemiológica, existe segurança sanitária em relação à covid-19:
— As equipes estão preparadas e adotando medidas para prevenção e proteção ao coronavírus. Vacina é uma das principais estratégias de prevenção a doenças e uma das mais importantes estratégias de saúde pública — destaca Mônica.
Neste ano, uma vacina nova está sendo oferecida pelo SUS. É a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos. Ela previne contra esses quatro tipos da doença, antes, estava disponível apenas na rede privada.





