
O posto de saúde do bairro Esplanada, em Caxias do Sul, reabre na próxima segunda-feira (24). A unidade não funcionou nesta semana porque testes rápidos apontaram a infecção por coronavírus em parte dos servidores que atuam no local. O prédio passou por desinfecção e os profissionais realizaram o teste molecular, que indica se a covid-19 está ativa.
A primeira confirmação de coronavírus entre os profissionais do posto de saúde ocorreu no dia 3 de agosto. Nos dias seguintes, 11 funcionários foram afastados das atividades. A realização de testes rápidos resultou na detecção do coronavírus em outros 22 profissionais. Diante disso, foi realizada a coleta para o RT-PCR, que mostra se a infecção está em andamento. Como apenas quatro da equipe de 55 servidores está com a covid-19 no momento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) poderá reabrir. Os pacientes com resultado positivo seguem em isolamento domiciliar.
De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hanh Castro, todos estão assintomáticos e, por isso, não é possível saber se os testes rápidos resultaram em falso positivo ou se eles já criaram anticorpos por terem passado pela doença anteriormente. No entanto, o secretário garante que a volta ao trabalho da maior parte da equipe é segura porque a chance do RT-PCR ter um resultado inconsistente com a realidade é muito baixa.