
Se Bento Gonçalves larga na frente na luta para prevenir o coronavírus com a instalação de 40 leitos emergenciais até o final de abril, outras cidades da Serra enfrentam o dilema de não ter uma estrutura hospitalar local que faça frente a uma possível epidemia. A maioria dos hospitais nas cidades mais populosas da Serra não tem leitos de UTI e depende atualmente dos serviços das grandes cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Vacaria. O problema é que hoje, sem epidemia, os pacientes já enfrentam superlotação e dificuldade de acesso a tratamento hospitalar. Num cenário semelhante ao que vem sendo registrado na Itália, por exemplo, não se descarta agravamento de problemas pela frente.
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
No momento, a meta no Estado é conter a doença — até o fechamento desta edição, eram 10 pacientes diagnosticados com o coronavírus no RS.
— Queremos garantia que o Estado dê acesso ao paciente que necessitar de atendimento — alerta a secretária da Saúde de Veranópolis, Vanessa Callioni.
A prefeitura de Bento Gonçalves, que foi a primeira a suspender eventos públicos na Serra, unirá esforços com a iniciativa privada na instalação de uma ala hospitalar para isolamento de pacientes com coronavírus. Os leitos emergenciais serão inaugurados até o final de abril, no primeiro andar do Complexo Hospitalar da Saúde, que segue em construção junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, no bairro Botafogo.
O investimento nas obras é estimado em mais de R$ 350 mil. Os trabalhos serão custeados pelo poder público em parceria com empresários locais, que poderão contribuir com materiais de construção, equipamentos e mão de obra.
Atualmente, Bento conta com 93 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 15 de UTI. Ou seja, a nova ala representará um acréscimo de 40% na capacidade de atendimento pela rede pública do município.
— Normalmente, costumamos ficar lotados no inverno devido às doenças respiratórias. Então é importante agir rapidamente para garantir o atendimento dos eventuais casos de coronavírus. Se tivermos medidas fortes agora, o impacto será menor — avalia o secretário municipal da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Antes da medida, o primeiro andar do Complexo Hospitalar da Saúde receberia leitos de internação pós-cirúrgica.
Nesta terça-feira, o Comitê de Atenção ao Coronavírus divulgou que está sendo investigado mais dois casos suspeitos. O primeiro, é de um homem na faixa etária dos 40 anos, que retornou de São Paulo. Ele passa bem, e foi orientado a ficar em isolamento domiciliar.
O segundo caso, é de uma mulher na faixa dos 70 anos, que retornou da região do Caribe e apresentou febre e tosse. A paciente está internada, em isolamento.
Os outros dois casos suspeitos seguem em análise — os pacientes passam bem e foram orientados a ficar em isolamento. Confira abaixo como outras nove cidades estão lidando com o coronavírus:
VERANÓPOLIS
:: 26,4 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 63
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 1
:: Prevenção: a secretária da Saúde, Vanessa Callioni, explica que o plano de contingência reorganizou o fluxo de recepção nas unidades de saúde e um único posto concentrará os atendimentos para pacientes com sintomas respiratórios (o local não foi divulgado). Servidores da saúde tiveram férias e folgas suspensas. Vanessa reitera que o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi reservou três leitos de isolamento e está distribuindo máscaras para pacientes com sintomas virais, entre outras ações, mas ela reconhece que a capacidade pode não ser suficiente se surgirem muitos casos graves. Por esse motivo, o município reforça a necessidade de o Estado garantir o acesso de pacientes graves ao tratamento hospitalar — a referência para encaminhar pacientes é Caxias do Sul e Porto Alegre. Na manhã desta terça, uma mulher que retornou do Uruguai e apresentou sintomas foi submetida a exames. Por enquanto, o caso é considerado suspeito porque falta o resultado.
:: Eventos públicos: a prefeitura está solicitando o adiamento de eventos com mais de 50 pessoas, como casamentos, festas, palestras e outros tipos de atividades. Bares e restaurantes foram orientados a não colocar mais de 50 pessoas por vez em salões e devem ampliar os controles da higiene e manter os ambientes arejados.
:: Aulas: as aulas na rede municipal estão suspensas a partir desta quarta-feira e as escolas ficarão fechadas por 15 dias. As escolinhas de Educação Infantil, por sua vez, seguem atendendo normalmente para evitar um impacto na rotina das famílias que não têm com quem deixar as crianças.
ANTÔNIO PRADO
13 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 51
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 0
:: Prevenção: além de medidas internas nas repartições públicas, o município tem feito divulgação massiva em redes sociais e em rádios para conscientizar e orientar a população sobre a prevenção ao coronavírus. Nesta quarta-feira, o secretário municipal da Saúde, Andrei Loise Casali, terá reunião com a gestão do Hospital São José para estabelecer como será o atendimento em caso de confirmação de pacientes com a doença e que necessitem de atendimento hospitalar.
:: Eventos públicos: um decreto deve ser emitido nesta quarta-feira suspendendo todos os eventos públicos organizados pelo município. A norma deve recomendar a suspensão de eventos privados.
:: Aulas: a rede municipal suspenderá as aulas por 15 dias a partir desta quinta-feira.
CARLOS BARBOSA
29,8 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 72
:: Leitos de UTI: 10
:: Casos suspeitos: 1
:: Prevenção: um comitê se reúne diariamente para avaliar o cenário e tomar decisões, de acordo com a secretária da Saúde, Letícia Lusani. Assim como boa parte dos municípios da Serra, a falta de leitos de UTI é um dos pontos debatidos. O Hospital São Roque, o único da cidade, é privado mas tem convênio com o SUS. Porém, não há retaguarda para tratamento intensivo. A saída é encaminhar pacientes para o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Setores como a biblioteca e o telecentro da Fundação de Cultura e Arte (Proarte) estão fechados, bem como foram suspensas as atividades do Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra.
:: Eventos públicos: a prefeitura suspendeu todas as atividades coletivas programadas para março que estavam sob responsabilidade do município. Da mesma forma, está recomendando que entidades e empresas adiem eventos com aglomeração de pessoas. No caso de atividades privadas que não forem canceladas, foi determinado o controle rígido da higienização. Quem descumprir as medidas, sofrerá sanções. As medidas adotadas até o momento podem sofrer alterações e não se descarta a adoção de normas mais drásticas.
:: Aulas: as aulas na rede municipal serão suspensas a partir de segunda-feira e só serão retomadas no dia 6 de abril. Até sexta-feira, haverá a flexibilização da exigência de frequência e cumprimento do horário. Foi recomendada a mesma prevenção às escolas da rede privada.
VACARIA
66,2 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 147
:: Leitos de UTI: 10
:: Casos suspeitos: 1
:: Prevenção: o município criou um comitê para monitorar o coronavírus e já elaborou um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia, com capacitação de profissionais da saúde. A cidade registrou quatro casos suspeitos, sendo três já descartados. Um paciente está esperando pelo resultado do exame. A secretária Clarice Brustolin diz que o Hospital Nossa Senhora da Oliveira é a retaguarda para os atendimentos em caso de uma epidemia. Foram reservados um leito de UTI e dois leitos clínicos exclusivos para pacientes com coronavírus, com possibilidade de abrir novos leitos.
:: Eventos públicos: até terça-feira, apenas a feira de hortifrutigranjeiros, que funciona aos sábados, estava suspensa.
:: Aulas: as aulas na rede municipal serão interrompidas a partir desta quinta até o dia 2 de abril. A rede estadual paralisa por duas semanas, também a partir de quinta-feira.
BOM PRINCÍPIO
14 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 43
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 1
:: Prevenção: a prevenção começou com capacitação de equipes médicas, orientações em escolas e hospitais. Conforme a secretária da Saúde, Lilian Juchem, os bebedouros nas escolas foram fechados. Pacientes com quadro viral estão recebendo máscaras quando buscam atendimento nas UBSs. Da mesma forma, moradores que retornam do Exterior estão sendo colocados em quarentena de 15 dias. A questão hospitalar também é outro desafio. O hospital da cidade não tem UTI e a referência para Bom Princípio é Caxias do Sul ou Farroupilha.
:: Eventos públicos: alguns eventos do município, que envolvem público acima dos 60 anos, já foram suspensos. Estão sendo avaliadas outras decisões. A orientação é evitar aglomerações.
:: Aulas: a suspensão das aulas na rede municipal não estava definida até o fechamento desta edição.
SÃO FRANCISCO DE PAULA
21,7 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 59
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 0
:: Prevenção: foi criado o Coronafone, uma linha direta de contato com a população para evitar que pacientes com sintomas parecidos com o do coronavírus lotem postos de saúde ou o hospital da cidade, segundo o secretário municipal da Saúde, Itamar Rosa De Leon. Até o momento, quatro casos estão sendo monitorados, mas não tem critérios para a realização de exames.
:: Eventos públicos: festivais, shows, inaugurações e competições esportivas do município estão suspensas. A recomendação é que eventos privados também sejam adiados tais como bailes, festas e outras atividades com junção de público. Também estão suspensas as atividades no Ginásio Municipal de Esportes, na Academia do SUS, os serviços de convivência dos idosos.
:: Aulas: a rede pública municipal paralisa as atividades a partir desta quinta. A medida pode ser prorrogada, se necessário.
FLORES DA CUNHA
30,7 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 52
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 2
:: Prevenção: um comitê extraordinário, constituído por profissionais de saúde, acompanha os casos suspeitos e monitora as ações de prevenção – dois pacientes aguardam resultado de exames. Desde segunda-feira, a prefeitura divulga diariamente um boletim com orientações sobre o coronavírus. A retaguarda de atendimentos, em caso de epidemia, é o Hospital Nossa Senhora de Fátima, com 52 leitos, mas sem UTI.
:: Eventos públicos: todas as atividades do município com aglomeração de pessoas estão suspensas pelos próximos 30 dias, como o passeio ciclístico, o Fórum de Educacional Regional, entre outros. O prefeito Lidio Scortegagna diz que a recomendação para adiar eventos particulares está mantida, mas não descarta reavaliar a decisão.
:: Aulas: as aulas nas 11 escolas municipais serão suspensas por 15 dias a partir desta quinta-feira. A única escola privada de Flores da Cunha também aderiu à paralisação.
NOVA PETRÓPOLIS
21,3 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 51
:: Leitos de UTI: 0
:: Casos suspeitos: 0
:: Prevenção: uma das medidas de prevenção envolve os restaurantes e bares. Decreto do município estabelece uma distância mínima de 1,5 metros entre as mesas. O prefeito e o vice-prefeito também deixarão de atender pessoalmente o público, somente mediante agendamentos com urgência. Foram adotadas medidas administrativas como a suspensão de viagens e cursos de servidores. As equipes da Saúde e da Assistência Social tiveram as férias suspensas. A prefeitura recomenda a não realização de festas familiares e de amigos, de cultos religiosos e outros tipos de aglomeração de pessoas.
:: Eventos públicos: decreto municipal suspendeu eventos privados, de caráter temporário, que envolvam aglomeração de pessoas e necessitam de autorização da prefeitura. A Chocofest na Magia da Páscoa, que atrairia 180 mil pessoas, também foi adiada. A decisão foi manter apenas a decoração na cidade. As programações e os atrativos no Ninho das Águias, na Praça da República, na Rua Coberta, no Centro de Eventos e no Parque Aldeia do Imigrante também estão interrompidos.
:: Aulas: a rede municipal interromperá as atividades durante 15 dias contados a partir desta quinta, incluindo escolas do Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
GRAMADO
36,2 mil habitantes
:: Leitos em geral (rede pública e privada): 91
:: Leitos de UTI: 10
:: Casos suspeitos: 0
:: Prevenção: com um comitê de combate e prevenção ao coronavírus estabelecido ainda em fevereiro, o principal dilema de Gramado é a estrutura hospitalar. A cidade tem 10 leitos de UTI no Hospital Arcanjo São Miguel com possibilidade de ampliar o atendimento para um total de 16 leitos com respiradores, segundo o secretário da Saúde, Altemir João Teixeira. Como Gramado também atende outras cidades da região, a estrutura pode ser insuficiente diante de uma epidemia. No momento, o único caso suspeito de coronavírus já foi descartado. Moradores que vierem do Exterior serão colocados em quarentena de sete dias.
:: Eventos públicos: para restringir a circulação do vírus, a prefeitura deve emitir um decreto nesta quarta-feira regulando a realização de atividades públicas, o que inclui a programação da Páscoa e da Festa da Colônia. A decisão se dará após reunião com entidades do turismo e do comércio. Da mesma forma, serão definidas orientações sobre cuidados no atendimento ao público, como evitar aglomerações em lojas.
:: Aulas: as aulas na rede municipal devem ser interrompidas a partir de segunda-feira, dia 23, e as escolas ficarão fechadas por 15 dias.