
A Rua Matteo Gianella, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, teve parte das vagas de estacionamento retiradas para a criação de nova faixa de circulação de veículos. As mudanças entraram em vigor no último fim de semana no sentido centro-bairro, entre a Avenida Rossetti e a Rua Antônio Ribeiro Mendes.
Conforme o secretário de Trânsito em exercício, Pedro Cogo, as mudanças eram avaliadas desde o início do ano e foram realizadas para melhorar a fluidez do tráfego principalmente no cruzamento com a Avenida Rossetti. A primeira medida implantada foi a remoção das vagas de estacionamento e a criação de uma nova faixa entre a Rua Carlos Bianchini e a Rossetti. A alteração entrou em vigor há cerca de cinco meses e ampliou o espaço para veículos que aguardam o sinal verde na Matteo Gianella. Neste ponto, porém, a proibição do estacionamento vale apenas entre 13h e 20h. Antes das mudanças, havia duas faixas apenas junto à esquina, para facilitar a conversão à direita.
— Não havia espaço para estocagem de veículos (espaço para aguardarem a abertura do sinal) e os carros que estavam na Matteo Gianella trancavam o cruzamento da Rossetti para os motoristas que faziam a conversão em direção ao Centro — afirma Cogo.
Desde o fim de semana, porém, a proibição do estacionamento foi ampliada para o trecho entre a Avenida Rossetti e a Rua Antônio Ribeiro Mendes. A explicação é que sem o estreitamento de pista no cruzamento, o trânsito flui melhor.
Outra mudança realizada na região foi a criação de mais uma faixa na Matteo junto ao cruzamento com a Rua Carlos Bianchini no sentido bairro-centro. Neste ponto, que já não possuía vagas de estacionamento, um canteiro central foi removido e a pista no sentido centro-bairro foi estreitada. Além disso, o tempo de sinal verde para veículos que circulam pela Matteo Gianella foi ampliado nos cruzamentos com a Rua Carlos Bianchini e também com a Avenida Ruben Bento Alves (Perimetral Norte).
— As mudanças foram realizadas em partes porque precisávamos de uma parceria com a Secretaria de Obras para remover o canteiro — explica Cogo.
Comércio sentiu mudanças
A remoção das vagas de estacionamento entre a Rua Carlos Bianchini e a Av. Rossetti, há cerca de cinco meses, impactou a clientela de estabelecimentos comerciais da Matteo Gianella. O empresário Marcos Antônio Ferronatto, por exemplo, viu o movimento do restaurante que administra cair 20% nos dois primeiros meses após as mudanças. Por isso, procurou a Secretaria de Trânsito para estudar uma alternativa. Após reuniões, o município concordou em permitir o estacionamento até as 13h, para facilitar não apenas a chegada de clientes, mas também de fornecedores.
— Isso (retirada do estacionamento) prejudica quem trabalha no comércio porque dependemos muito do cliente que vem de carro. Tenho um estacionamento particular ao lado, mas ele não supre a demanda — aponta.
Após a permissão do estacionamento pela manhã, parte da clientela retornou, mas o movimento não atingiu os patamares anteriores. Além disso, muitos clientes não sabem que no horário do almoço o estacionamento é permitido.
— Estou deixando um carro meu e coloco um cartaz dizendo que é permitido estacionar até as 13h — afirma Ferronatto.
A remoção de outras vagas, em frente à Igreja Santa Catarina, não chega a interferir no restaurante, mas Ferronatto lembra que há pouca área de estacionamento na Matteo. Apesar disso, o sacolão em frente à igreja não sentiu impacto nas vendas com as novas alteração de trânsito.
— Para mim não influencia muito porque tenho estacionamento grande atrás — afirma o sócio-proprietário Marcelo Zimmermann.
A vice-diretora da manhã do colégio Santa Catarina, Flávia Vaz, também afirma que as mudanças não trouxeram modificações na dinâmica de entrada e saída dos estudantes. Ela afirma, no entanto, que o trânsito sempre foi complicado na região e que há risco para a travessia dos estudantes.