
Um potro em condições de maus-tratos foi resgatado pela Secretaria municipal do Meio Ambiente nesta segunda-feira (3), no bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul. O animal estava amarrado e abandonado em um terreno, deitado há dias por conta de um ferimento grave em uma das patas. O potro estava sem água e comida, sem conseguir se locomover para buscar alimento. Ele foi encaminhado para atendimento na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde permanece internado nesta terça-feira (4).
Segundo a veterinária e diretora do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma, Marcelly de Souza Paes, existe um grande aumento de animais de grande porte passando por maus-tratos. A situação é pior no inverno, de acordo com a médica.
— Pedimos que os tutores tenham consciência e não maltratem os animais. Também solicitamos apoio da comunidade, que denuncie essas situações e nos ajude a identificar os responsáveis — afirma.
Denúncias de maus-tratos e de animais em vulnerabilidade devem ser feitas pelo site da prefeitura ou presencialmente na Semma, localizada na avenida Rubem Bento Alves, 8308. O horário de atendimento é das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O envio de fotos dos animais é solicitado para comprovar a situação em que eles se encontram (o envio deve ser para o e-mail bemestaranimalcaxias@gmail.com).