
A Secretaria da Educação de Caxias do Sul abriu processo para compra de mais 900 vagas de educação infantil junto às escolas particulares do município. O edital de credenciamento das instituições já foi lançado e o período para apresentação das propostas vai da próxima segunda-feira (13) ao dia 3 de junho.
Mais da metade das vagas, 500, serão destinadas a crianças de zero a um ano e 11 meses. Outras 350 serão para estudantes de dois anos a três anos e 11 meses, enquanto as 50 vagas restantes são reservadas para crianças de quatro anos a cinco anos e 11 meses.
Instituições de toda a cidade poderão participar da seleção, mas serão escolhidas principalmente escolinhas das regiões norte, oeste e sul da cidade, que concentram a maior demanda. Os bairros prioritários são Desvio Rizzo, Santa Fé, Esplanada, Santa Catarina, Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista, Planalto, Charqueadas, Serrano, Cidade Nova, Nossa Senhora do Rosário, Cruzeiro, Diamantino, São Caetano, Jardim Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Marechal Floriano, Centenário, Ana Rech, São Victor Cohab, São Luiz, São Ciro, Salgado Filho, Forqueta, São José, São Cristóvão, Rio Branco, Pioneiro e Kayser.
O chamamento atende a uma decisão judicial de 2013 que determinou que o município criasse 560 vagas de Educação Infantil por ano sem considerar o aumento natural da demanda. As 900 vagas que serão ofertadas agora foram definidas a partir da análise da demanda não atendida e constam em um planejamento enviado ao Ministério Público (MP) a fim de evitar judicializações.
Ao todo, o município já realizou seis credenciamentos junto a instituições privadas que atendem a 5,4 mil crianças. No edital mais recente, 60 escolas foram selecionadas para 1,9 mil vagas. No novo chamamento, a mensalidade prevista por vaga é de R$ 595,15, totalizando R$ 535.635 por mês.