
Uma olhadinha rápida para o lado para conferir uma simples mensagem no celular é o suficiente para causar um estrago, e até a morte de alguém, no trânsito. Para combater o uso do telefone ao volante, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul lançou nesta terça-feira a campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa. Uma ação de conscientização ocorreu na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, e marcou o início da Semana Nacional do Trânsito.
Dados comprovam que a utilização do celular ao volante tira a atenção do motorista e aumenta a chance de ocasionar acidentes. Conforme a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), uma pessoa leva em média de 20 a 23 segundos para enviar uma mensagem de texto com informações básicas. Na prática, significa que, se deslocando a 60 km/h, o motorista percorrerá quatro quadras enquanto utiliza o aparelho.
— O celular é o terceiro causador de morte no trânsito no Brasil. Temos de conscientizar tanto os condutores quanto os pedestres, porque vemos muita gente caminhando, usando fone de ouvido e mexendo no celular. Isso gera um risco grande de atropelamento, por exemplo — alerta o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz.
Nos oitos primeiros meses do ano, 1,9 mil motoristas foram flagrados utilizando o celular em Caxias. O número corresponde a oito infrações por dia. Então, se alertar e educar não são o suficiente, a alternativa é fazer com que doa no bolso do motorista: o uso do aparelho, no ouvido, como telefone, gera multa de R$ 130,16. Para quem manuseia ou segura o celular, a penalização é de R$ 293,47. Nas duas situações, há perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
— Eu sou a favor de a gente não atender o celular, porque ficamos prestando atenção no que a pessoa está falando e nos distraímos completamente — apoia a pedagoga Fernanda Melo Brados, 47 anos, uma das abordadas na blitz.
O agricultor Adão Alves da Silva, 69, ensina:
— O celular fica no bolso ou aqui em cima (apontando para o painel). Não podemos mexer.
E quem acha que usar o telefone no viva voz não gera multa está enganado, segundo Queiroz:
— Usar o viva voz, o bluetooth, entre outros, configura, sim, uma infração, porque você está usando o celular para se comunicar. Não pode mexer nem quando o carro está parado no semáforo.
Mesmo sabendo disso, há quem não resista a dar uma espiada:
— Hoje, o meu celular está na bolsa. Mas não fica sempre ali. Às vezes a gente se pega (olhando), sim... — admite uma motorista.
FIQUE ATENTO!

# Se precisar pegar o celular para conferir a última ligação ou a notificação mais recente, estacione o veículo.
# Mesmo com o veículo parado em semáforos ou pedágios, a utilização do aparelho não é permitida.
# Programe o seu celular para enviar uma mensagem automática para quem ligar enquanto você estiver dirigindo.
# Acesse o GPS ou os aplicativos de informações sobre o trânsito com o carro parado, antes de iniciar o trajeto.
# Para os pedestres, escrever mensagens de texto e usar fones de ouvido aumentam o risco de atropelamento; é preciso atenção redobrada ao atravessar a rua, principalmente em cruzamentos.
Fonte: SMTTM
Atividades seguem até o dia 25
As ações da Semana Nacional do Trânsito seguem até a próxima terça-feira. Uma das atividades de destaque é o curso Mecânica de Bigode, que ocorre na segunda, dia 24. A capacitação será dividida em duas etapas: na primeira, os motoristas acompanham uma palestra com orientações teóricas de procedimentos a serem realizados no veículo em caso de problemas. Em seguida, partem para a prática, simulando uma troca de pneus e tirando outras dúvidas sobre o tema. As inscrições para participar do curso podem ser feitas pelos telefones 3290-3955 ou 3290-3956, ou ainda pelo e-mail escolatransito@caxias.rs.gov.br.
Já na terça, último dia da campanha, 16 alunos com deficiência intelectual da Escola Municipal Ruben Bento Alves, do bairro Santa Fé, receberão orientações sobre equipamentos, como semáforos e placas, além dos cuidados com a atenção em cruzamentos e vias movimentadas. Eles também aprenderão sobre noções de deslocamento na área central da cidade. A atividade será realizada no Centro.
Leia também:
Tá no ar: Beto em campanha pelo segundo voto
Nova Feira Sem Fronteiras, de Caxias, será semanal e integrada a Feira Ecológica