A nomeação de novos médicos vai desafogar atendimento no Postão 24 Horas de Caxias do Sul, mas o problema das filas não será resolvido. Dos 30 novos profissionais que foram nomeados nesta semana pela prefeitura, metade são especialistas. Eles atuam nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, neurologia, neurologia pediátrica, pediatria e do trabalho.
Os dois especialistas na saúde do trabalhador irão para o setor de perícias da prefeitura. Já os quatro pediatras serão destinados ao Pronto Atendimento 24 Horas, o Postão. Os demais especialistas vão atender no Centro Especializado em Saúde, o CES, na Rua Sinimbu. Os outros 15 são clínicos gerais, que serão divididos entre os programas de Estratégia da Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e o Postão. Segundo a secretária em exercício da pasta da Saúde, Marta Fattori, ainda não está definido quantos médicos irão para cada uma dessas áreas, já que, após a chegada dos profissionais, será avaliado quais têm perfil para trabalhar em urgência e emergência.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Atualmente, o Postão tem defasagem de 12 médicos. No Postão 24 Horas são atendidos diariamente cerca de 500 pacientes. Marta destaca que boa parte deles procura o local sem ter uma situação de urgência ou emergência e, por isso, acaba aguardando na fila, às vezes, por horas. A secretária em exercício diz que os novos profissionais vão ajudar a suprir a carência, mas que não vão resolver todo o problema, já que esses novos médicos têm jornada de 12 horas previstas, enquanto outros têm 20 horas.
- Mesmo nesse momento de crise, a administração municipal prioriza a saúde. Vai nos auxiliar bastante, dar uma boa aliviada. Mas, diariamente, há médicos saindo, se aposentando, se exonerando, se especializando e indo trabalhar em outro lugar. Também chegam sempre novos habitantes a Caxias - diz Marta.
Os nomeados terão 15 dias para se apresentar na prefeitura e entregar a documentação. Depois, passarão por exames. A previsão, de acordo com a secretária, é que eles comecem efetivamente a trabalhar dentro de um mês. Além dos 30 médicos, foram nomeados nesta semana outros 11 servidores, que irão atuar como agente administrativo e professor de ciências e matemática.
Saúde
Nomeação de médicos vai desafogar atendimento no Postão 24 Horas de Caxias
Chegada de profissionais não resolve todo o problema de filas
GZH faz parte do The Trust Project