Caxias do Sul foi escolhida pelo Detran para ser a primeira cidade a adotar um sistema eletrônico de emissão de multas de trânsito. Há 11 dias, fiscais que atuam nas ruas utilizam um smartphone com sistema Android para lançar o auto de infração diretamente no sistema do Estado.
Conforme o diretor da secretaria de Trânsito, Carlos Roberto Noll, a novidade permite aos servidores acessar todos os dados do carro, como histórico de multas, proprietário eaté uma eventual situação irregular. A situação do motorista também pode ser consultada pelo número da CNH. A descrição da ocorrência, inclusive, pode ser ditada para o sistema. A nova tecnologia evita que um servidor tenha que lançar no sistema os dados antes anotados nos talões.
- Isso operacionalizou sobremaneira para o fiscal a questão da emissão do auto de infração reduzindo o tempo e dando melhores condições de atendimento à comunidade - explica Noll.
Com o novo sistema, as multas para quem excede o tempo do estacionamento rotativo pago passam a ser impressas em papel semelhante ao da comunicação da irregularidade emitido pelos fiscais da Reck Parking.
Antes de serem convertidos em multas, os autos de infração seguem passando por análise dentro da secretaria. Além disso, os motoristas podem continuar recorrendo das multas normalmente.
Trânsito
Caxias é a primeira cidade do Estado a ter sistema eletrônico de multas de trânsito
Cidade foi escolhida pelo Detran para implantar novo modelo
GZH faz parte do The Trust Project