A Delegacia de Homicídios e Desaparecidos (DHD) de Caxias do Sul indiciou cinco médicos do Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) pelo homicídio culposo (sem intenção de matar) de um homem de 21 anos. Conforme a investigação, Marcos Douglas do Amaral teria sido vítima de negligência ou imperícia. Ele teria procurado atendimento diversas vezes no Postão, onde foi sempre atendido e liberado. A vítima morreu no dia 17 de julho de 2013, em Vacaria. Ele tinha Aids e tuberculose. O inquérito demandou um ano e meio de investigação e deve ser remetido à Justiça nesta segunda-feira.
A investigação foi conduzida por Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt, delegado adjunto da DHD. Segundo ele, o doente procurou o Postão pela primeira vez no dia 9 de junho daquele ano, com sintomas de gripe. Depois, a vítima retornou ao Postão com taquicardia e falta de ar. Exames só teriam sido solicitados na terceira tentativa.
Diante da dificuldade encontrada em Caxias e sem o resultado dos exames, o doente buscou ajuda em Bom Jesus, de onde foi transferido com urgência para o hospital de Vacaria, onde morreu. Segundo o delegado, a vítima, que era travesti, não sabia que era portadora do vírus HIV.
- Como a vítima era travesti, esse era mais um motivo para solicitar exames para saber se a vítima tinha Aids - argumenta o delegado.
Os cinco médicos indiciados trabalhavam em regime de plantão quando o doente buscou atendimento. Em depoimento, eles teriam afirmado que no Postão não há local adequado para atendimento e que, por falta de sistema informatizado, não há acesso aos prontuários anteriores dos pacientes.
A Polícia Civil não divulgou os nomes dos cinco profissionais indiciados. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria da Saúde informou que aguarda notificação oficial para se manifestar.
Os médicos respondem ao inquérito em liberdade. Se condenados, a pena pode ser de um a três anos de reclusão.
Investigação
Polícia Civil indicia cinco médicos do Postão de Caxias do Sul por negligência em morte de jovem
Paciente de 21 anos morreu em 2013
GZH faz parte do The Trust Project