O Frigorífico Nicolini, de Nova Araçá, foi autuado pela Fepam devido ao vazamento de gás amônia ocorrido no dia 9 de março. A empresa foi multada em R$ 288.999 mil, teve determinada a suspensão da refrigeração no tubo danificado e exigida a adoção de diversas providências, entre elas, armazenar adequadamente todos os resíduos sólidos industriais, informar as medidas adotadas para sanar o vazamento ocorrido e atender os moradores afetados. A amônia é empregada para refrigerar câmaras frias.
>> Vazamento de amônia em frigorífico deixa seis pessoas intoxicadas
O vazamento ocorreu devido ao rompimento de uma das válvulas de retenção da tubulação. Na vistoria da Fepam foi determinada a suspensão da operação da câmara de refrigeração cuja tubulação possuía a válvula danificada que originou o vazamento.
Também foram observadas outras irregularidades ambientais no empreendimento, como armazenagem inadequada de resíduos sólidos industriais (lâmpadas fluorescentes e embalagens de óleo lubrificantes), emissão de material particulado (fuligem) visível na atmosfera, proveniente da caldeira a lenha, vazamento de efluente líquido industrial, sem tratamento adequado, diretamente no solo, entre outros.
A empresa tem 20 dias para apresentar defesa.
Risco de saúde
Fepam autua Frigorífico Nicolini, de Nova Araçá, por vazamento de gás amônia
Empresa foi multada em quase R$ 300 mil e precisará fazer série de adequações
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: