Enquanto uma lei municipal de 2011 prevê agendamento de consultas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) por telefone para idosos e deficientes, pelo menos um postinho da rede vai além. A UBS do bairro Esplanada marca atendimentos com pediatra, ginecologista e clínico geral.
Na manhã de terça-feira, dia de paralisação nacional de médicos, não houve formação de fila na unidade, porque os pacientes com horário agendado foram avisados. Apenas quem procurava dentista precisou acordar cedo para garantir vaga.
As primeiras consultas foram agendadas dia 29 de abril, para a pediatria. Depois, o posto passou a marcar com ginecologista e clínico geral. O objetivo é concluir o processo agendando também com dentista.
Poucos pacientes faltam às consultas. Entre 29 de abril e 12 de julho, 673 consultas foram agendadas com pediatra e apenas 37 crianças faltaram, ou seja, 5,5%.
- Enxuga o fluxo de pessoas, que não precisam vir cedo, e a fila praticamente não existe. Estamos aparando arestas e gradativamente chegaremos a 100% de agendamento - projeta Sergio Gardelin, enfermeiro e coordenador da UBS.
Segundo a secretária da Saúde, Dilma Tessari, cada posto tem autonomia para administrar agendamentos.
- Sou simpática ao agendamento, mas muitas pessoas ainda preferem ir ao postinho e esperar. Temos que ir devagar - pondera Dilma.
Por telefone
Unidade Básica de Saúde do bairro Esplanada agenda consultas com pediatra, ginecologista e clínico geral em Caxias
Marcações evitam a formação de fila na frente do postinho
GZH faz parte do The Trust Project