Cerca de 100 médicos, residentes e estudantes de Medicina fazem uma manifestação na tarde desta quarta-feira em Caxias do Sul. Eles saíram da BR-116 e caminharam até a prefeitura para entregar um documento ao prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Em frente ao prédio, gritaram:
- Alceu, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!
Em seguida, o prefeito e a secretária da Saúde, Dilma Tessari, receberam o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos, o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital Geral, Cleber Santos Junior, e um grupo de estudantes de Medicina.
>> As imagens da caminhada dos médicos
O roteiro dos manifestantes até a prefeitura seguiu pela Avenida Júlio de Castilhos até a Praça Dante Alighieri, onde entraram na Sinimbu e, em seguida, na Alfredo Chaves. Quando eles estavam na Júlio, o trânsito congestionou em pelo menos quatro quadras anteriores à esquina da Avenida Julio e da Rua Andrade Neves (Vereador Mário Pezzi, 13 de Maio, Humberto de Campos e Conselheiro Dantas).
>> Apenas oito cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde têm mais de 1,8 médico por 1 mil habitantes, média nacional
>> FOTOS: veja como foi o movimento em algumas UBSs de Caxias
>> Confira o acompanhamento nas UBSs e no Postão no início da manhã
O protesto começou às 16h, com uma concentração em frente ao Monumento ao Imigrante, na BR-116. Lá, não houve interrupção do trânsito. Os manifestantes portavam faixas com inscrições como 'Não faltam médicos, faltam condições de trabalho' e 'Pela valorização dos médicos' e gritavam 'Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos qualidade para a saúde do Brasil' ou 'Povo, vem pra rua, a saúde também é tua'.
A Visate informa que, se não houver bloqueio de ruas, os ônibus circularão normalmente, mas alerta que poderá ocorrer atraso, já que o trânsito será monitorado. Se houver interrupção do trânsito, os coletivos serão desviados.
Os profissionais aderiram ao movimento nacional de protesto ao projeto do governo federal que prevê a vinda de profissionais estrangeiros para atuarem em cidades do Interior. A mobilização contra o projeto incluiu também o não comparecimento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias durante esta quarta-feira. Não houve impacto significativo no atendimento.
Manifestação
Médicos, residentes e estudantes protestam contra projeto federal, em Caxias
Eles se concentraram na BR-116 e caminharam até a prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project