Os médicos de Caxias do Sul aderiram ao movimento nacional de protesto ao projeto do governo federal que prevê a vinda de profissionais estrangeiros para atuarem em cidades do Interior e devem paralisar as atividades nesta quarta-feira. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos, 300 médicos, estudantes de Medicina e médicos residentes estão sendo esperados no ato marcado para as 16h, em frente ao Monumento ao Imigrante, na BR-116. Não haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
:: Apenas oito cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde têm mais de 1,8 médico por 1 mil habitantes, média nacional
:: FOTOS: veja como está o movimento em algumas UBSs de Caxias
Por volta das 8h45min, a movimentação era tranquila no Postão, no Centro. Cerca de 30 pessoas aguardavam por uma consulta médica. Não houve tumulto. Telma Tateyama, 40 anos, procurou atendimento para a filha, Elisabeth Tateyama de Souza, 8 anos. A menina teve uma crise de asma durante a noite. Mãe e filha chegaram a ir até o Centro Especializado de Saúde (CES), mas foram informadas que não haveria médicos. Elas chegaram ao Postão por volta das 7h15min e foram atendidas cerca de uma hora depois. Urgências médicas também estão sendo atendidas nos hospitais Pompéia e Geral.
Na unidade de saúde do Desvio Rizzo, cerca de 20 pessoas esperavam atendimento por volta das 7h30min. A maioria aguardava para realizar procedimentos como exame de sangue, por exemplo. Um cartaz colocado na entrada do posto informava que só seriam atendidas pessoas com consulta pré-agendada.
Na UBS da rua Pinheiro Machado, no Centro, quatro pessoas formavam uma fila pouco antes das 7h. Não havia nenhum cartaz informando se haveria atendimento ou não. Rogério Gemelli, 55 anos, chegou ao local às 6h30min para tentar fazer uma consulta de rotina. Ele não sabia que não haveria atendimento médico e, como seu caso não é grave, deve retornar na quinta-feira.
Na UBS da Vila Ipê, apesar do cartaz informando que não haveria expediente médico, 12 pessoas aguardavam para ser atendidas. Por volta das 7h, quando o posto de saúde abriu, elas foram orientadas a retornar nesta quinta-feira ou seguir até o Postão, em caso de urgência médica.
Na UBS Esplanada, os três clínicos gerais que deveriam fazer o atendimento à população no período da manhã não compareceram ao trabalho. A população foi avisada antecipadamente e, por volta das 6h40min, não havia filas em frente ao posto. A unidade deve abrir normamente no período da tarde com atendimento nas áreas de pediatria e ginecologia. Na UBS São Caetano, cinco pessoas aguardavam atendimento por volta das 7h.
Importação de médicos
Acompanhe o atendimento de saúde na manhã desta quarta-feira em Caxias do Sul
Unidades Básicas de Saúde não devem abrir na cidade
GZH faz parte do The Trust Project