O presidente americano, Barack Obama, pediu hoje um esforço aos senadores democratas e republicanos para votar a favor da criação de uma comissão fiscal bipartidária que permita controlar o gasto público. Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama mostrou seu "firme" apoio à proposta de uma comissão fiscal composta por membros de ambos os partidos que permita "chegar a um conjunto de soluções para enfrentar os desafios fiscais" do país.
O senador democrata Kent Conrad e o republicano Judd Gregg promoveram um projeto de lei para formar um painel que estude medidas para reduzir o déficit fiscal americano, que no ano passado rondou US$ 1,4 trilhão. A proposta de Conrad e Gregg assinala que esta comissão faria suas recomendações perante o Congresso e os legisladores poderiam tê-las em conta totalmente ou repeli-las. No entanto, por enquanto, não foram conseguidos os apoios suficientes.
Obama assinalou que a "grave" situação fiscal que o país enfrenta "não só reflete a grave recessão econômica" que seu governo herdou, mas também a presença de políticas fracassadas. Neste sentido, se referiu aos programas de ajudas e os cortes de impostos iniciados pelo seu antecessor, George W. Bush, que sobretudo "beneficiaram os mais ricos", disse. Como resultado, o superávit projetado no início da última administração se transformou em bilhões de dólares de déficit "que ameaçam a criação de emprego e o crescimento econômico".
Geral
Obama pede esforço para criar comissão fiscal bipartidária
Casa Branca emitiu nota para que ambos os partidos cheguem a uma solução
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: