
Com desfalques por conta da covid-19 e sem o seu técnico no banco de reservas, o Juventude sofreu nesta sexta-feira (14) a primeira derrota na Série B. Contra o Paraná, no Estádio Vila Capanema, em Curitiba, o time alviverde saiu na frente, com gol de Renato Cajá, mas sofreu a virada. No final, perdeu por 3 a 1. Andrey, duas vezes, e Bruno Gomes, fizeram os gols da equipe mandante. O jogo foi válido pela terceira rodada da competição.
Com a derrota, o Juventude fica, momentaneamente, na vice-liderança da Série B. São seis pontos conquistados em três jogos. Na próxima rodada, a equipe da Serra enfrenta o América-MG, no Estádio Alfredo Jaconi. A partida está marcada para a próxima segunda-feira (17), às 20h. O Paraná, por sua vez, enfrenta o Guarani, na terça-feira (18), no Brinco de Ouro da Princesa.
Primeiro tempo com virada
A primeira chance de abrir o placar foi do Juventude. Aos sete minutos, Marciel, de fora da área, chutou em direção à meta adversária. O goleiro Alisson espalmou e, na sequência, ficou com a bola. Aos 11, o Paraná também tentou abrir o placar, sem sucesso. O lateral-direito Paulo Henrique cruzou, mas a bola foi direto para fora, sem perigo para o goleiro Luis Carlos, que cobrou tiro de meta.
Aos 16, o Paraná teve a chance com o lateral-esquerdo Jean. O atleta chutou para o gol, mas a bola foi em direção à rede, pelo lado de fora. Dois minutos depois, o primeiro escanteio do jogo. A equipe da casa cobrou curto, sem perigo para a defesa alviverde.
O gol de abertura do placar veio aos 19 , com Renato Cajá. O camisa 10 do Juventude chutou do meio da rua e marcou um golaço. O goleiro Alisson, mal posicionado, não conseguiu fazer a defesa: Paraná 0x1 Juventude.
O time paranaense tentou responder aos 21, com Jhony. Luis Carlos rebateu e fez a defesa em dois tempos. Aos 22, a primeira grande chance do Paraná. Jean cobrou falta próximo à área, no lado direito. Fabrício cabeceou, mas a bola bateu no travessão.
O gol de empate veio dos pés de Andrey, aos 39 minutos. Paulo Henrique cruzou para a área e Raphael Alemão tentou converter, sem sucesso. Bressan também tentou o gol, a zaga abafou o chute, mas a bola ficou com Andrey, que bateu sem chances para Luis Carlos: Paraná 1x1 Juventude.
No último lance da primeira etapa, Andrey virou o jogo para o Paraná. Dalberto bobeou e Jean cruzou, pelo lado esquerdo. O atacante paranista fechou na segunda trave e mandou para a rede: 2 a 1.
Sem conseguir a reação
Na etapa complementar, o Juventude corria atrás do resultado. Aos quatro minutos, Renato Cajá cobrou falta, na direita, e Reynaldo cabeceou para fora. O Paraná tentou ampliar aos oito minutos, em cobrança de falta de Renan Bressan, mas o goleiro Luis Carlos fez a defesa.
O Juventude precisava, ao menos, igualar o placar, mas não conseguia chegar à meta adversária. O Paraná, por sua vez, satisfeito com o resultado, preocupava-se apenas em defender-se.
A primeira chance alviverde, na segunda etapa, foi aos 25 minutos. Renato Cajá chutou em direção ao gol, a bola desviou na defesa paranista e sobrou para Luis Ricardo, que errou o passe. O goleiro Alisson ficou com o tiro de meta.
Aos 28, nova chance para o time alviverde. Hélder chutou, do lado esquerdo, em direção ao gol. Sem sucesso. No lance seguinte, falta para o Juventude, cobrada por Renato Cajá, sem perigo para o Paraná. Dois minutos depois, a equipe da casa contra-atacou. Bruno Gomes, que entrou no lugar de Andrey, recebeu sozinho nas costas da defesa e chutou para o gol, sem chance para Luis Carlos: Paraná 3x1 Juventude.
Aos 40, João Paulo cobrou falta, de fora de área, direto para o gol. A cobrança foi em direção ao centro do gol, para fácil defesa de Alisson. No minuto seguinte, o Juventude ainda teve um escanteio a seu favor. João Paulo cobrou, mas ninguém conseguiu finalizar. Aos 42, Bruno Nunes, dentro da área, finalizou para fora.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série B - 3ª rodada
Paraná 3x1 Juventude
Local: Estádio Vila Capanema, em Curitiba
Data: 14/8/2020 (sexta-feira)
Árbitro: Ronei Candido Alves, auxiliado por Pablo Almeida da Costa e Douglas Almeida da Costa. O trio é de Minas Gerais.
Gols: Renato Cajá, aos 19 minutos (J); Andrey (P), aos 39 minutos e aos 46 do 1º tempo, Bruno Gomes (P), aos 31 minutos do 2º.
Cartões amarelos: Samuel Santos, Gabriel Bispo (J)
Paraná
Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas, Higor Meritão (Kaio, intervalo) e Renan Bressan (Salazar, 43'/2º); Gabriel Pires (Wandson, 43'/2º), Andrey (Bruno Gomes, 26'/2º) e Raphael Alemão (Thiago Alves, 9'/2º). Técnico Alan Aal.
Juventude
Luís Carlos; Luis Ricardo, Augusto, Reynaldo e Hélder (Samuel Santos, 31'/2º); João Paulo, Gabriel Bispo, Marciel (Tarta, 10'/2º) e Renato Cajá (Bruno Nunes, 31'/2º); Breno (Roberto, intervalo) e Dalberto. Técnico Dino Camargo.