Em um gelado Alfredo Jaconi, o Juventude cumpriu nesta noite de quinta-feira com seu papel e, mesmo com um time misto, bateu o Tocantinópolis por 2 a 0 e avançou à próxima fase da Copa do Brasil para encarar o Coritiba. Os gols foram marcados pelo volante Vacaria e o zagueiro Tharlys, contra.
O primeiro duelo contra os paranaenses será no Alfredo Jaconi e o segundo no Couto Pereira, em Curitiba. As datas ainda não foram confirmadas pela CBF. Agora, a equipe volta o foco para a decisão do Gauchão, que inicia no próximo domingo, às 16h, contra o Inter, no Jaconi.
A noite desta quinta-feira teve cobertores nos bancos de reservas amenizando o frio intenso. Em campo, luvas nas mãos de praticamente todos atletas e um futebol de pouca qualidade. O Juventude demorou a esquentar.
Com apenas dois titulares que enfrentaram o Grêmio na semifinal, Helder e Heverton, o time alviverde teve dificuldades no início. Tanto que a primeira finalização do jogo foi do Tocantinópolis, com Pedro Panca, de longe e sem perigo para Douglas. Aos 15, na primeira jogada bem trabalhada do Ju, Helder tabelou com Dionas Bruno e cruzou para a área. Wallacer bateu de primeira e a bola desviou no zagueiro antes de sair ao lado do gol.
Três minutos depois, Duda ganhou de Feltre na esquerda e cruzou para Sassá cabecear rente à trave. Sem o mesmo ritmo de jogo e entrosamento apresentado no Gauchão, o Ju tinha a posse de bola, mas pecava pelo excesso de passes errados e não infiltrava na defesa adversário. Por isso, tentava chutes de longa distância.
Na tentativa de Wallacer, o goleiro Gustavo espalmou para a frente. Na sequência do lance, Duda fez jogada individual, passou por dois e finalizou cruzado, muito perto do poste direito. Aos 41, na melhor chance da primeira etapa, um susto nos jaconeros. Renatinho recebeu na ponta esquerda, puxou para o meio e bateu firme acertando o travessão da meta de Douglas.
No retorno para a segunda etapa, a equipe alviverde ameaçou um início mais agressivo. Aos cinco, Felipe Lima cruzou da esquerda e Dionas Bruno, livre na pequena área, cabeceou para fora. Mesmo repetindo alguns erros da primeira etapa, o Juventude esteve mais no campo de ataque e não sofreu qualquer risco de sofrer gols.
Aos 25, a insistência foi premiada. Na primeira participação de Bruno Ribeiro, o meia chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Kayron e Helder não alcançaram, mas Vacaria aproveitou o rebote e chutou firme. A bola ainda desviou na defesa e enganou o goleiro Gustavo, morrendo no ângulo: 1 a 0.
O centroavante Kayron perdeu grande oportunidade de ampliar aos 34, quando chutou em cima do goleiro. Mesmo sem apresentar muita qualidade, o Tocantinópolis chegou a assustar em finalização de Renatinho e depois em uma sequência de bolas paradas nas quais o goleiro Douglas mostrou alguma insegurança.
Para definir a vaga, uma ajudinha dos tocantinenses. Aos 44, Helder cruzou da direta e Tharlys desviou contra o próprio gol: 2 a 0.
Copa do Brasil
Juventude vence o Tocantinópolis por 2 a 0 e avança para a segunda fase
Em noite de frio intenso, time alviverde sofreu alguns sustos antes de definir a vaga
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project