Poupança, economia, orçamento e compras. Essas são algumas das palavras que passaram a constar no vocabulário dos primeiros alunos a receber a visita do Procon Caxias com um projeto de educação financeira, inaugurado nesta terça-feira (5) em Caxias do Sul. A ação estreou no bairro São Caetano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Leonardo Murialdo, com contação de histórias seguidas de atividades.
Chico, um porquinho simpático de óculos de grau é o mascote do Procon responsável por conter os impulsos de compras e evitar o endividamento familiar. Atualmente, de acordo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), mais de 130 mil pessoas estão endividadas na cidade.
Foi para tentar conter esse volume de endividamento que o Procon decidiu investir em educação. Chico está impresso em um almanaque de 44 páginas, com tiragem de 1 mil exemplares.
A publicação começa com uma história e termina com atividades como caça-palavras, jogo dos sete erros e ligue os pontos, todos com a temática financeira para se adaptar com o tema desde cedo, segundo o coordenador do Procon, Jair Zauza.
— É para aprender a mexer com o dinheiro desde cedo. Temos um programa de superendividamento no Procon, que auxilia pessoas que tem dívidas superiores a sua renda mensal, e são muitas. Não queremos que mais pessoas entrem nessa situação — diz.
Aluno do 5º ano, Thalys de Vargas, 11 anos, aprendeu a lição que irá transmitir aos pais.
— Não tinha parado para pensar muito nisso, mas eu guardo dinheiro quando ganho. No fim do ano sempre viajamos para a praia, uso do meu que guardei para comprar picolé e outras coisas.
A educação financeira não é uma novidade na pequena escola do bairro São Caetano. Professora do quarto ano, Milânia Brollo, 24, deu início nesse ano ao projeto “Dinheiro Economizado, sonhos alcançados”, e ensinou sobre consumo consciente e escolhas que determinam o futuro:
— A gente acredita na importância da educação financeira, para daqui a alguns anos ter uma sociedade mais consciente dos gastos e do seu orçamento. O projeto ensinou que pequenos gastos com desejos momentâneos poderiam atrapalhar na economia que daria a eles algo melhor lá na frente.
Escolas públicas e particulares podem entrar em contato com o Procon para que a atividade seja levada até elas. O atendimento é pelo WhatsApp (54) 99929-8190.