Uma imersão no universo tecnológico de inovação e empreendedorismo teve início nesta quarta-feira (8), em Caxias do Sul. A terceira edição do Mind7 Startup, evento em que o Grupo RBS é media partner, reúne expositores de diferentes áreas com o objetivo de gerar conectividade, proporcionar trocas e crescimento para as startups (empresas iniciantes) da Serra gaúcha. O evento, promovido pela associação Acelera Serra, ocorre das 9h às 18h, nesta quarta e quinta-feira (9), na Villa Basilico, no Pátio da Estação, no bairro São Pelegrino.
Com o tema “Inovação, adaptação e conexão”, o evento tem a expectativa da presença de mil visitantes passando pelo espaço ainda nesta quarta. Entre os atrativos oferecidos aos participantes, estão feiras, palcos com programação variada de palestras e workshops, stands para conexão, networking e troca de tecnologias, além do reforço sobre a importância do nicho tecnológico presente na região.
Para os coordenadores do evento, Rodrigo Dal Pizzol e Milene Rostirolla, a imersão no Mind7 começa desde a escolha do espaço, que fica na área central da cidade. A ideia é mostrar para os moradores o que está acontecendo e atiçar a curiosidade. O Pioneiro visitou o primeiro dia do evento e selecionou cinco coisas curiosas que estão rolando no Mind7 Startup. Confira abaixo.
1. Sensação de estar numa montanha-russa
A adrenalina de estar em uma montanha-russa ao lado de um goblin verde, com pedras caindo em cima da pessoa (na realidade virtual), explosões, cachoeiras e as quedas que o brinquedo naturalmente oferece é possível vivenciar num simulador de realidade virtual que está exposto no espaço Experience. Com capacetes, os participantes entram no universo e sentem sensorialmente o frio na barriga proporcionado pela montanha-russa dos parques de diversões.
Outra opção é sair da montanha-russa direto para uma corrida de carro. Em uma poltrona, os "pilotos" ficam diante de três telas que simulam a sensação de estar dirigindo um porsche e competem com outros carros. Depois de seis voltas na mesma pista, com controles e pedais, os "pilotos" descobrem em qual posição ficaram.
— Todas as pessoas que estiverem aqui no Mind7 podem usar quantas vezes quiserem os simuladores. As plataformas de movimento reproduzem exatamente aquilo que está acontecendo no jogo, de maneira sensorial, então, além da realidade vista, a pessoa também sente tudo que tá acontecendo ali — conta Cristian Stein, diretor de software e sócio da Realdrive Simuladores, empresa de Caxias.
2. União de forças para crescimento de todos
Três empresas da área de eletroeletrônicos se uniram em uma exposição chamada TechHub, com a ideia de incorporar a "conexão" implementada pelo Mind7. Inova Sistemas Eletrônicos, Premium Tecnologia e Vex Tecnologia atuam no desenvolvimento de softwares e hardwares para eletroeletrônicos.
Os representantes de cada uma delas, Cássio Brehm Corteza (gerente comercial e marketing da Premium), Michel Corrêa (diretor da Vex) e Rudinei Zimmermann (gerente comercial da Inova), defendem a ideia de união para o crescimento em conjunto entre elas.
Para os profissionais, a exposição em conjunto oferece o fortalecimento, troca, soluções de problemas, auxílio e networking para as empresas desse segmento, que são fortes na região serrana, assim como o metalmecânico. Além disso, a troca de informações entre elas proporciona a solução de problemas e trocas de ideias e tecnologias que podem contribuir para maior crescimento do nicho no município.
Os representantes reforçam ainda que existe expectativa de que a ideia de união, que gerou o surgimento do TechHub no Mind7, seja levada para outros eventos de tecnologia que ocorrem no Estado, oferecendo soluções para empresas do mesmo nicho. Dessa forma, aos poucos, a Serra gaúcha será conhecida também como força no mercado tecnológico.
3. Compartilhamento de ideias de tecnologia
O espaço Marketplace reúne 30 startups compartilhando com os participantes as ideias de empreendedorismo e tecnologia que oferecem. Produtos sustentáveis, ideias inovadoras e abordagem totalmente tecnológica fomentam o conceito de "inovação" do evento.
E se a sua empresa pudesse uniformizar os serviços oferecidos em um cartão de visitas tecnológico? A ideia oferecida pela Link2Pro apresenta um link digital onde cada empresa consegue uniformizar todos os serviços e divulgar mais itens que oferece.
A única empresa do Brasil que recicla filtros de óleo é de Caxias. A WRF Brasil World Recycle faz a reciclagem e descontamina os filtros desde 2019, mas o planejamento já estava sendo estudado há 13 anos. No espaço, os participantes conhecem o processo de reciclagem feito pela empresa e benefícios.
Cada startup explica o produto que produz, quais as vantagens e defende a importância de eventos de tecnologia para a divulgação das marcas e expansão para o público que ainda não conhece.
4. Batalhas das Startups
O palco Conexão recebe a Batalha das Startups, onde empreendedores digitais disputam o prêmio de até R$ 300 mil aportados pela Stars Aceleradora. Na disputa, as 20 startups inscritas apresentam para uma bancada de jurados investidores e o público a ideia com a qual trabalham. O prêmio será entregue nesta quinta, depois da apresentação de todas as escolhidas.
5. Happy Hour abre a rodada de negócios
Os organizadores do evento dizem que o horário em que os negócios começam a serem feitos é no Happy Hour, que começa às 18h. Com DJ tocando nesta quarta e banda na quinta, todos que estiverem presentes no local podem desacelerar dos conteúdos que são apresentados e conversar entre si.
Durante o networking, a expectativa é de que R$ 100 milhões sejam movimentados em negócios durante todo o Mind7.