Manutenção dos valores das empresas por décadas, preocupação com as pessoas, vontade de se reinventar, atualização tecnológica e rapidez na tomada das decisões são alguns dos exemplos aprendidos com grandes visionários da Serra gaúcha. Herdeiros desse conhecimento, e que hoje estão na linha de frente de grandes empresas, são as estrelas do Encontro de Gigantes, tradicional evento que resgata trajetórias inspiradoras de líderes da Serra, nesta terça-feira (18) de manhã, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Os convidados são o presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, o CEO da Marcopolo, James Bellini, o presidente do Conselho de Administração da Florense, Gelson Castellan, e o CEO da Lojas Colombo, Eduardo Colombo. O evento é comemorativo aos 10 anos da Rádio Gaúcha Serra e ocorre em parceria com a CIC, com recepção a partir das 7h30min e o painel se iniciando às 8h30min.
O encontro presta uma homenagem aos fundadores das companhias, já que a primeira edição, promovida pela Gaúcha e realizada em 2014, reuniu Raul Anselmo Randon (Grupo Randon), Paulo Bellini (Marcopolo), Lourenço Darcy Castellan (Florense) e Adelino Colombo (Colombo), visionários da Serra que nos deixaram nos últimos anos. Os participantes desta terça-feira, inclusive, comentaram sobre os grandes aprendizados que tiveram com os antecessores. O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, por exemplo, conta de que forma a visão dos fundadores permaneceu para que a empresa se mantivesse protagonista:
— A dinâmica do mercado mudou muito desde a fundação das Empresas Randon, principalmente no que se refere ao uso de tecnologias e na velocidade das informações e dos movimentos globais. O que não mudou durante os 73 anos da nossa companhia foram os valores dos fundadores, um legado que valorizamos muito e que estará sempre presente na nossa atuação. Entre os inúmeros aprendizados que tive com o meu pai Raul Randon, dois considero os mais importantes: a valorização das pessoas e a vontade de sempre se reinventar. Por isso, o cuidado, o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores são prioridades nas Empresas Randon. Isso tudo é primordial para que a companhia siga inovando, com protagonismo, trazendo novas soluções para o mercado e crescendo de forma sustentável.
James Bellini, CEO da Marcopolo, diz que muita coisa mudou desde a fundação em virtude das adaptações ao mercado. Mas o propósito de fazer as pessoas se aproximarem permanece o mesmo.
— Muitas coisas mudaram em nosso mercado da época do "seu Paulo" para hoje, desde a necessidade de termos produtos mais complexos tecnologicamente no portfólio até a necessidade de ter uma empresa mais ágil, tanto na tomada de decisão quanto no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. No entanto, a essência do nosso negócio está conectada diretamente ao nosso propósito de "Aproximar Pessoas" e isso nunca vai mudar. Como sempre dizia nosso fundador: "o mais importante são as pessoas — diz James Bellini.
Para o presidente do Conselho de Administração da Florense, Gelson Castellan, a inspiração do fundador permanece até hoje.
— Os valores e compromissos de Lourenço são perenes, são a essência da cultura da Florense. Embora tenha havido ajustes necessários ao longo da nossa história, o sentido de seus ensinamentos e o seu exemplo de vida são a nossa inspiração — comenta Gelson Castellan.
O CEO da Lojas Colombo, Eduardo Colombo, confirma que a empresa preservou por seis décadas os valores herdados do fundador, Adelino Colombo:
— A partir dos pilares de nosso desenvolvimento, estes princípios se consolidaram e deram a sustentação necessária para promover as transformações pautadas pelo mercado e as novas relações de consumo. Tecnologias foram incorporadas, produtos e serviços ampliados. Entretanto, o atendimento diferenciado segue sendo nosso propósito. Nossa empresa é feita de pessoas para pessoas e cuidar delas é mais do que um legado, é uma missão — conta Eduardo Colombo.
Além de homenageá-los, o painel com os sucessores, que também são descendentes, vai apontar os caminhos para o futuro nos mais variados segmentos de atuação dessas empresas que projetam a Serra para o mundo. A mediação será da colunista Babiana Mugnol.
A procura pelos ingressos foi tão expressiva que a organização, que previa inicialmente promover o encontro no auditório, transferiu o evento para a área do restaurante, que é maior e permitiu que fossem disponibilizadas mais vagas. Os ingressos estão esgotados.