Um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves mostra otimismo dos comerciantes do segmento de vestuário para a temporada de outono/inverno deste ano. A entidade ouviu 30 proprietários de estabelecimentos de roupas e calçados, que indicaram de forma unânime que esperam por aumento no volume de negociações em comparação com o ano passado.
Apesar do resultado animador, o presidente da CDL, Marcos Carbone, pontua que o cenário precisa ser avaliado com cautela. Isso porque a temporada do frio no ano passado foi de vendas baixas em função da pandemia, com fechamento do comércio dentro do modelo de controle do coronavírus em vigor na época.
— No inverno de 2020 as vendas foram praticamente nulas. Isso significa que qualquer movimento nos negócios registrado em 2021 será maior, no comparativo com o período anterior, que foi extremamente atípico. Também é importante lembrar que o comércio passou por um ano muito, muito difícil, em função das restrições de funcionamento impostas ao setor — afirma.
De acordo com ele, o aumento das vendas sazonais será insuficiente para equilibrar os prejuízos amargados pelo comércio no ano passado. Carbone avalia que a recuperação aos níveis pré-pandêmicos ainda vai demorar.