
O Sindilojas de Caxias do Sul protocolou na tarde desta terça-feira (14), no Fórum, uma ação declaratória com pedido de antecipação dos efeitos da tutela solicitando a imediata liberação da atividade do comércio varejista na cidade. No documento, a representante do setor pede tratamento igual ao das demais categorias — a indústria, por exemplo, reabriu as fábricas na semana passada com 25% do quadro de funcionários.
Conforme a entidade, muitos comerciantes não possuem reservas financeiras que permitam sobreviver à crise sem ocasionar fechamento das lojas por falência e demissões, decorrentes da quebra. Por isso a necessidade de abertura dos estabelecimentos. Medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades serão adotadas para combater a covid-19, garante o Sindilojas.
A ação judicial tem apoio da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e leva em conta o impacto econômico sofrido pelo segmento com o fechamento total das lojas, desde o dia 21 de março.