A jornalista de Rede Globo, Glória Maria, foi uma das atrações da tarde desta terça-feira do Simpósio Estadual do Varejo. Exibindo vídeos de suas principais reportagens pelo mundo, a jornalista falou de suas experiências nos mais remotos lugares do Planeta.
Glória falou sobre comunicação e globalização. Segundo a jornalista, a globalização tem que começar dentro da gente:
— Quanto mais recursos digitais, menos você se comunica. Cada vez menos, conhecemos o outro. O mundo está cada vez mais maluco.
Leia mais:
Simpósio do Varejo reúne cerca de 400 lojistas em Caxias do Sul
"Mantenha a identidade de sua empresa", diz executiva que internacionalizou o chinelo Havaianas
"Todo mundo é chinelão" , declara o escritor Fabrício Carpinejar
Mas afinal que globalização é essa? — questionou.
Ela garante que, de nada adianta conhecer notícias do mundo todo, se não conhece a si mesmo.
Para os lojistas, ela deixou um recado claro:
— Tem que antecipar à vontade do consumidor. Não dá mais para esperar o cliente entrar na loja. Tem que ir até ele.
E isso, segundo ela, só se faz superando desafios. Além disso, ressalta que o maior desafio para um lojista é as pessoas.
— O maior desafio são as pessoas.
Se reinventar e se atualizar é fundamental para o sucesso do negócio. A acomodação não pode ter espaço.
— É preciso se reinventar. Hoje, em tempos de globalização temos dois caminhos: nos acomodamos ou ultrapassamos os próprios limites — comenta Glória Maria.
Para isso é preciso não ter medo de ousar.
— Viver é experimentar. Se eu que sou negra consegui derrubar obstáculos, por que vocês não podem?
Para finalizar, Glória Maria encorajou os comerciantes e lojistas para os desafios da globalização.
— Vida não é só isso que se vê. Tem que acreditar e ir em frente. Não tenha medo de globalização. Ouse, pois só temos uma vida e ninguém vai viver por nós!
A última palestra do simpósio será com o vice-presidente de mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.