A economia de Caxias iniciou o segundo semestre da mesma forma que encerrou o primeiro, ou seja, com todos os números no vermelho na comparação com o ano passado. Nos sete primeiros meses do ano, a cidade acumulou queda no desempenho de 15,7%.
Em julho, na comparação com o mesmo mês de 2014, a baixa foi de 17%. Os números da economia caxiense foram apresentados na tarde desta terça-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
- Creio que ainda não chegamos no final do poço, já que uma tendência de piora se apresenta no mercado no curto prazo - destaca Alexander Messias, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O setor que está sendo mais afetado pela retração é o comércio , com queda de 23,7% no ano. Na indústria, o impacto também é grande, com baixa de 21,4% em 2015. Serviços foi o setor menos atingido, mas também apresenta índice negativo em 1%.
- Será muito difícil o comércio voltar a crescer enquanto a massa salarial da indústria não ganhar um reforço (a queda está em mais de 20% no ano) e não notarmos um alívio na inadimplência - analisa Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL.
Todas essas baixas na economia refletiram com força na geração de emprego. De janeiro a julho, mais de cinco mil vagas foram fechadas em Caxias. No acumulado de 12 meses o número é ainda mais expressivo, já que são mais de 10 mil postos de trabalho encerrados.
Até o final do ano, a expectativa não é de melhora. Os especialistas apontam que a retração irá continuar e que 2015 deve encerrar com baixas gerais entre 15% e 20%.
- Não vemos sinais de recuperação para 2015, é só olhar as cartelas de pedidos das empresas. Sendo otimista, vejo sinais de reversão a partir de março do ano que vem -acredita Carlos Zignani, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC.
Em baixa
Economia de Caxias apresenta queda de 15,7% neste ano
Em julho, na comparação com o mesmo mês de 2014, a baixa foi de 17%
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project