No embalo da maioria dos meses anteriores, Caxias fechou abril com saldo de empregos no vermelho. Ao todo, 806 postos de trabalho a menos foram registrados no último mês. No acumulado de 12 meses, já são 9.035 empregos fechados em Caxias. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e foram divulgados pelo Observatório de Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A indústria de transformação novamente liderou os desligamentos. Em abril foram 397 empregos a menos no setor e, em 12 meses, são 8.053 postos de trabalho fechados.
A novidade de abril em relação aos outros meses foi o número de desligamentos registrados em outros setores, que até então não era tão expressivo quanto aos da indústria. Comércio, por exemplo, fechou 265 vagas e serviços acumulou 71 postos a menos.
- A indústria de transformação é responsável por mais de 50% da mão de obra ativa da cidade e quando um setor tão importante está em baixa, o impacto é direto em outros segmentos. A população, tão dependente da massa salarial da indústria, fica apreensiva com o cenário e passa a postergar gastos com lazer, transporte, vestuário e até alimentação. O resultado disso é demissões também em outros setores - explica a professora Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS.
A crise nacional é outro ponto que tem intensificado as demissões, destaca a professora. Isso porque, juros e inflação em alta são fatores que desvalorizam o salário do trabalhador e geram um cenário de pessimismo.
- Se a retração fosse focada somente na indústria, seria um pouco menos preocupante porque outros setores poderiam absorver essa mão de obra demitida. Mas os últimos resultados mostram que isso não está ocorrendo - reitera Lodonha.
A observação de Lodonha vêm ao encontro da projeção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), que estima que cerca de 10 mil trabalhadores do setor metalmecânico estão fora do mercado de trabalho em função das demissões dos últimos meses.
Mercado em baixa
Nos últimos doze meses, Caxias fechou mais de 9 mil vagas
Somente em abril, a cidade registrou queda de 806 postos de trabalho
GZH faz parte do The Trust Project