A longa fila na agência do Sine de Caxias do Sul, registrada na manhã desta segunda-feira, é creditada à alta demanda pelos serviços oferecidos pela agência, principalmente seguro desemprego. Por volta das 6h a fila já dobrava a esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros, o que costuma ocorrer somente próximo à abertura da agência, às 8h. Cerca de uma hora depois, a espera já havia atingido a esquina com a Rua Sinimbu.
Marta Silva Neves foi a primeira pessoa a chegar na fila, às 4h. Ela já havia tentado encaminhar o seguro desemprego na última quarta-feira, mas não conseguiu senha devido à grande quantidade de gente. Entre segunda e quarta-feira da semana passada o sistema de encaminhamento da carteira de trabalho apresentou instabilidade, o que gerou enormes filas.
De acordo com a coordenadora interina da agência, Sandra Stimamiglio Devens, todas as pessoas que não haviam conseguido atendimento na semana passada e haviam recebido senha foram atendidas entre quinta e sexta-feira. Segundo ela, cerca de 70% do atendimento da agência atualmente são de pessoas que buscam o seguro-desemprego, o que intensifica as filas.
Além disso, moradores de outros municípios da região, como São Marcos e Flores da Cunha, também buscam o serviço na cidade. O Sine atende cerca de 300 pessoas por dia.