Quem já fez todas as compras de Natal deve ter percebido: a ceia está mais salgada neste ano. Conforme pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), realizada também em Caxias, em média os preços dos itens mais adquiridos nessa época estão 7,4% superiores aos do ano passado. O valor supera em 1,7% a inflação oficial do governo, já que o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 5,7%.
A carne suína, com alta média de 15,2%, é a maior vilã da ceia. As bebidas também ocupam lugar de destaque no ranking dos produtos que mais aumentaram de valor. A cerveja subiu 9,9% em relação ao ano passado, enquanto os refrigerantes encareceram 9,7% .
As aves natalinas, que costumam ser as protagonistas das ceias, aumentaram em média 5,9%. Neste ano, conforme o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, os itens contemplam uma diversidade maior de faixa de preços. Os supermercados estão comercializando as aves com variação de R$ 5 a R$ 20 o quilo.
- Esse foi um produto bem prejudicado pelo alto preço em 2012 - lembra o dirigente.
A figurinista Marijane de Oliveira, 57 anos, e o marido, o aposentado Danilo Pedroso de Oliveira, 65, perceberam essa variedade maior neste ano. Na última sexta-feira, ao comprar duas aves para a ceia que contará com a presença de 25 pessoas, em um hipermercado de Caxias, os dois foram surpreendidos pela quantidade de opções:
- Ano passado não tinha tantas aves para escolher. Como gosto de variar, estou achando ótimo. O preço até aumentou um pouco, mas nada muito expressivo - relata Marijane.
Na ceia da família da figurinista, cada convidado traz um prato diferente. Dessa forma, explica, o jantar fica farto e ao mesmo tempo "não pesa no bolso de ninguém". Ao todo, 850 mil unidades de aves (o que corresponde a 2,7 mil toneladas), de acordo com a Agas, devem ser vendidas pelos supermercados gaúchos até o Natal.
Natal salgado
Puxada especialmente pela carne suína e pelas bebidas, ceia natalina está 7,4% mais cara em Caxias do Sul
As aves natalinas, que costumam ser as protagonistas das ceias, aumentaram em média 5,9%
GZH faz parte do The Trust Project