Embora a economia caxiense ainda não tenha apresentado uma performance invejável no primeiro semestre, 2013 não deve terminar com prejuízos, como foi o ano passado. Isso porque, de janeiro a junho, o desempenho econômico da cidade registrou alta de 1,1% em comparação com o mesmo período de 2012, o que mostra uma tendência positiva. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).
A indústria, que representa 53,4% do PIB caxiense, foi a responsável pela leve retomada. No primeiro semestre, o setor cresceu 4,8%. Comércio e serviços acumularam baixas de janeiro a junho, respectivamente, de 7,5% e 0,8%.
- Enquanto a indústria não apresentar um crescimento forte, comércio e serviços, que dependem muito do setor, devem continuar sem altas expressivas - explica Mauro Corsetti, diretor de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC.
No acumulado de 12 meses, apesar do resultado positivo do primeiro semestre, a economia da cidade ainda apresenta índice negativo de 2,3%. Para reverter o quadro, ressalta Corsetti, é necessário que o desempenho cresça aproximadamente 4,6%:
- A indústria deve fechar o ano com alta entre 3% e 4% e, portanto, a economia caxiense deve terminar ao menos "zerada" ou com índices positivos baixos.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quinta-feira.